As preparações para a passagem da Chama Olímpica em Rio Branco começaram. O símbolo alusivo aos Jogos Olímpicos chega à capital no dia 21 de junho e passará por diversos pontos turísticos, como o Palácio Rio Branco, bairro Esperança e Avenida Ceará, entre outros.
Entre detalhes definidos, ficou concretizada a realização de eventos culturais durante todo o percurso da tocha. Para isso, o Ministério da Cultura (MinC) liberou verba para 19 cidades brasileiras, incluindo o Acre.
A seleção será por meio da Fundação Garibaldi Brasil. Os interessados em participar precisam se encaixar nas categorias: banda ou grupo musical, cultura popular (movimento junino, marujada, reisado, ciranda, blocos carnavalescos e fanfarra, entre outros), roda de capoeira, grupos de dança, teatro, pintura de mural ou grafite, performance, técnicas mistas e desenhos.
O edital ficará aberto até o dia 25 de maio, e pode ser encontrado no site da prefeitura de Rio Branco. A tocha inicia seu trajeto às 14 horas, saindo do Mercado Municipal Rui Lino, e se encerra na Gameleira, às 19 horas, onde terá uma grande festa de recepção.
“Aqui teremos um dos maiores percursos de todo o Brasil, por isso queremos a colaboração dos nossos artistas para fazer desse um evento muito bonito”, destaca o secretário de Esporte e Lazer do Município e também coordenador local do Revezamento da Tocha, Afrânio Moura.
A Chama Olímpica chegou ao Brasil no dia 3 deste mês, onde começou o revezamento da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao todo, serão 95 dias de tour pelo país, e 12 mil condutores carregarão o símbolo.
A última parada será no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, onde a Pira Olímpica será acesa no Estádio do Maracanã.