Estimular a atividade física e oferecer um momento de descontração e socialização. É com essa ideia que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) oferecem aula de natação para alunos da instituição na piscina da escola Armando Nogueira.
A iniciativa conta com parceria da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Ao todo, são 27 estudantes que praticam a atividade todas as terças e quintas-feiras, em dois turnos: das 8h30 às 9h30 e das 9h30 às 10h30.
De acordo com a diretora da Apae, Maria Helena França, as aulas já apresentam bons resultados no rendimento dos alunos: “Os pais chegam à Apae contando como eles já apresentam melhorias de socialização e de saúde. Os benefícios são notórios”, destaca.
Estudante de Educação Física em uma universidade particular de Rio Branco, Micaele Santos, de 21 anos, frequenta a Apae desde criança. Ela conta como as aulas de natação ajudaram em seu progresso.
“Aqui desenvolvemos nossa autoestima e autonomia, além de ajudar com nossa saúde. O esporte para pessoa com deficiência só tem a contribuir com o estado físico e mental”, ressalta.
Como apoio, dois professores são disponibilizados pela SEE e dois bombeiros auxiliam com a segurança do local. Além da natação, a instituição oferece equoterapia, que é a terapia em um rancho com cavalos.