Para conhecer mais sobre a cadeia produtiva do pescado do Acre, representantes do Grupo Pão de Açúcar (GPA) chegaram a Rio Branco na madrugada desta terça-feira, 17. Depois de um encontro com o governador Tião Viana nesta manhã, a equipe seguiu para o Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia.
O GPA, que já é um dos maiores parceiros comerciais da Peixes, pretende ampliar a compra do pescado, incluindo a aquisição de cortes congelados. Em razão disso, os representantes dos setores de controle de qualidade, de desenvolvimento e do departamento comercial vieram conhecer de perto as instalações do complexo.
O processo foi apresentado passo a passo desde o recebimento dos lotes entregues pelos produtores até a classificação, o abate e a linha de produção. A equipe acompanhou o processamento do pescado, como identificação e cortes, sistema de congelamento, câmaras de resfriamento, embalagens e encaixotamento.
Semanalmente, a Peixes da Amazônia envia toneladas de peixe inteiro fresco para o GPA, que recebe em São Paulo (SP) e as distribui para a rede em outros estados. Alexandre de Araújo Silva, coordenador de Qualidade do GPA, elogiou a estrutura do complexo.
“A Peixes da Amazônia já tinha feito uma visita ao GPA em São Paulo para conhecer nossos padrões, e agora estamos retribuindo a visita, o que nos alegrou muito, pela estrutura que vimos aqui e não deixou nada a desejar. A tendência é de que o volume de compras só aumente, já que a Peixes começou a nos enviar amostras dos cortes congelados”, pontuou.