Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Políticas Públicas do Acre são referência global, diz embaixador da Bélgica – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Políticas Públicas do Acre são referência global, diz embaixador da Bélgica

Smets veio ao Acre para conhecer as políticas públicas, a fim de apoiá-las, e mostrar que podem ser modelo para a União Europeia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Smets veio ao Acre para conhecer as políticas públicas, a fim de apoiá-las e mostrar que podem ser modelo para a União Europeia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil na manhã desta quarta-feira, 18, o embaixador belga, Jozef Smets. O diplomata veio ao Acre para conhecer as políticas públicas que o governo desenvolve, a fim de apoiá-las e mostrar que podem ser modelo para a União Europeia. Smets considera que o desenvolvimento sustentável, a economia verde, e demais políticas públicas, uma referência para o mundo.

Acompanharam a visita representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento e Indústria (Sedens), de Ciência e Tecnologia (Sect), de Planejamento (Seplan), Casa Civil e do Instituto de Mudanças Climáticas.

Na ocasião, Tião Viana apresentou os principais projetos que o Acre desenvolve e, enquanto anfitrião; deu as boas vindas ao embaixador.

“É uma alegria receber em nosso estado, o representante de um país que tem história e uma afirmação civilizatória muito positiva para o mundo”, expressou o governador.

O embaixador contou que foi feita uma análise entre todos os estados da Amazônia, e a embaixada escolheu o Acre para a visita, em razão do estado possuir políticas públicas mais próximas da realidade belga.

Tião Viana apresentou os principais projetos que o Acre desenvolve com base no desenvolvimento com conservação ambiental (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana apresentou os projetos que o Acre desenvolve com base no desenvolvimento com conservação ambiental (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Entre as políticas públicas apresentadas, Smets ficou impressionado com o desenvolvimento econômico do Acre, as parcerias público-privado-comunitárias que propiciam a inclusão social e a geração de renda, além de investimentos na educação, e uma economia verde pautada na conservação ambiental.

“Essa reputação positiva do Acre já chegou até a nossa embaixada em Brasília. Tivemos uma conversa ótima com o governador Tião Viana, que apresentou essas políticas públicas e fiquei muito impressionado com os avanços alcançados via parceria público-privada, além do respeito com as condições ambientais, uma referência para o mundo”, destacou o embaixador.

Política que conserva e alavanca a economia

Políticas públicas na áera de produção foram apresentadas durante o encontro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Políticas públicas na áera de produção foram apresentadas durante o encontro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Projetos como a piscicultura, a suinocultura, o fortalecimento dos povos indígenas, os plantios de frutos e grãos e a bovinocultura foram os destaques na apresentação. São projetos que, além de conservar o meio ambiente, alavancam a economia.

“Estamos falando de ações que possibilitam a geração de empregos, o desenvolvimento econômico. Meu objetivo aqui foi o de receber essas mensagens e levá-las até Brasília. Vamos levá-las, ainda, até Bruxelas [capital da Bélgica] para que o Acre seja visto como exemplo, e para que venhamos apoiar essas políticas”, contou o diplomata.

A agenda belga no Acre inclui, ainda, visita ao Complexo Industrial de Piscicultura e a Fábrica de Preservativos Masculinos, além de reuniões na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na Prefeitura de Rio Branco.

“É importante ver um representante da União Europeia reconhecendo o Acre como um exemplo para a Amazônia no conceito de desenvolvimento e sustentabilidade. Essa agenda deve trazer frutos positivos para o estado. Estamos mostrando a boa política do Acre para o mundo”, concluiu o secretário de Indústria, Fernando Lima.

As relações entre o Acre e a Bélgica

Na ocasião, Tião Viana e Smets lembraram a amistosa jornada do engenheiro e astrônomo belga, Luiz Crulx, pela Amazônia Brasileira. O governador frisou que o Acre deve, em certa parte, a um belga a sua anexação ao território brasileiro, já que Crulx foi quem elaborou um estudo fundamental para a assinatura do Tratado de Petrópolis.

O astrônomo foi professor do escritor Euclides da Cunha, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, e foi um dos incentivadores para que o autor de “Os sertões” também viesse ao Acre, em 1904, chefiar a missão que definiu os limites do território acreano com o Peru, na região do Purus.

Na terça-feira, 17, Crulx [in memorian] foi homenageado pela Embaixada da Bélgica, durante solenidade no Palácio do Buriti, em Brasília. Ficou famoso no país pela frase: “Se a América é dos americanos, a Amazônia tem que ser dos brasileiros”.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464