O governador Tião Viana e o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, estarão presentes à aula inaugural do programa da alfabetização de jovens e adultos Quero Ler – Alfa 100, nesta segunda-feira, 23, às 16 horas, no Teatro Plácido de Castro, o Teatrão.
Coordenado por Moisés Diniz, secretário-adjunto de Educação, o programa tem como meta a alfabetização de mais de cinco mil pessoas na zona urbana de Rio Branco e de outros dois mil trabalhadores na zona rural.
Eles vão estudar pelos próximos cinco meses no Alfa 100, e só então ingressam no programa Quero Ler – EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos.
Há duas semanas, 210 alfabetizadores da zona urbana participaram de uma capacitação na escola Heloísa Mourão Marques e na escola Raimunda Pará, na Cidade do Povo. Outros 150 professores, que vão atuar na zona rural, também foram treinados. A meta do governo é erradicar o analfabetismo no Acre até 2018.
Mais de 300 pessoas já foram inscritas em 25 turmas, entre as famílias que moram no maior programa habitacional do Acre, o Cidade do Povo, e nos bairros da região.