O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), resolveu o problema de abastecimento de água em Epitaciolândia. A produção saltou de 60 para 120 litros por segundo.
“Para resolver o problema de abastecimento na cidade, o Depasa realizou uma série de ações que possibilitassem uma melhor distribuição de água, tornando o abastecimento simultâneo e diário para todos os bairros”, destacou David Bussons, diretor de abastecimento do Depasa.
No conjunto de ações, também foram instaladas duas novas Estações de Tratamento de Água (ETA) compactas, remanejadas de Brasileia, município vizinho. As estações foram completamente reformadas para garantir água de qualidade à população.
O Depasa reconstruiu ainda uma barragem, fazendo com que o nível de água fosse elevado, eliminando de forma definitiva o problema de entrada de ar na bomba e a consequente paralisação do sistema.
“Para aumentar o volume de água captada, foi necessário também instalar um motor elétrico mais potente, passando de um motor de 75 para 100 CV. Além disso, foi instalada uma bomba de maior vazão. Isso permite que o abastecimento, que antes era executado dia sim e três não, passe a ser ininterrupto”, contou Bussons.