Para garantir mais segurança no ambiente de trabalho, o governo do Estado promoveu no início deste mês capacitações direcionadas aos colaboradores da fábrica de preservativos masculinos Natex, localizada em Xapuri e vinculada à Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
Com a parceria do Sesi e do Corpo de Bombeiros de Rio Branco para a ministração das aulas, os colaboradores de todos os setores da fábrica receberam instruções em aspectos de confinamento e trabalhos em altura.
Segundo informações da administração da Natex, o objetivo teórico e prático do treinamento consistiu prioritariamente em prevenir riscos à saúde e segurança pessoal no desempenho de tarefas. Uma das responsáveis pelo setor de manutenção, Eurislene Siqueira de Queiroz, destacou um dos pontos mais abordados nas capacitações: o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
“Esses cursos vão acrescentar muito ao trabalho de todos, porque esclareceram muitos detalhes e lembraram a gente do quanto é importante estar bem equipado para não correr nenhum risco”, disse.
Natex
A Natex usa como matéria-prima a borracha nativa. O empreendimento, fomentado pelo governo do Estado, tem como foco a industrialização de produtos extrativistas, valorizando o potencial econômico da floresta. Cerca de 700 famílias de seringueiros vendem sua produção de látex para a fábrica, que produz em média 90 milhões de preservativos por ano.