Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Bienal do Livro tem data e locais confirmados – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Bienal do Livro tem data e locais confirmados

(Foto: Arquivo Secom)
A Bienal do Livro será realizada entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, na Praça da Revolução e Praça da Biblioteca Pública (Foto: Arquivo Secom)

Os preparativos para um dos maiores eventos culturais e literários do Acre, a Bienal da Floresta, do Livro e da Leitura: uma Ponte sobre o Pacífico – Leitura para Todos, estão sendo fechados. Na manhã desta segunda-feira, 6, a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, reuniu-se com a diretora da Biblioteca Pública, Helena Carloni, para definir detalhes.

Marcado para o período entre 26 de agosto e 4 de setembro, será realizado em dois espaços: a Praça da Revolução e a Praça da Biblioteca Pública. Na programação, haverá ainda dois dias com a participação de contadores de histórias, como Gregório Filho, Benita Pietro e Cléo Busatto.

Além disso, o especialista em eBooks, Ednei Precópio, é um dos escritores confirmados. Outra atividade prevista é a oficina de confecção de minilivros.

Lançamento do livro do homem que depôs contra assassino de Chico Mendes

Outro momento que a Bienal oferecerá é o lançamento do livro O Pássaro Sem Asas – Uma Amazônia chamada Genésio, de Genésio Ferreira da Silva. A obra, que já foi lançada no Rio de Janeiro, é um depoimento do acreano que, aos 13 anos, assumiu o papel de depor contra o fazendeiro Darli Alves e seu filho, Darcy Alves, responsáveis pelo assassinato do seringueiro Chico Mendes.

Na ocasião, além da presença do autor, está prevista a vinda de Zuenir Ventura, jornalista que ganhou o Prêmio Esso com uma série de reportagens sobre o caso Chico Mendes e que, na época, protegeu o ainda garoto Genésio de ameaças de morte.

Eliana Potiguara, escritora, ativista e empreendedora indígena, deverá complementar a roda de conversa juntamente ao jornalista acreano Elson Martins.

Realização 

(Foto: Angela Peres/Secom)
Andréa Zílio e Helena Caloni se reuniram para definir detalhes da Bienal (Foto: Angela Peres/Secom)

A realização da Bienal do Livro é possível graças ao patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na área de projetos culturais. A responsabilidade de idealizar e promover o evento é do governo do Estado.

Ao todo, serão mais de 70 convidados em dez dias de atividades culturais, palestras e oficinas. De acordo com Helena Carloni, a Bienal pretende ir além de suas fronteiras.

“Assim como a última Bienal, pretendemos contar com a presença de representantes do Brasil, Peru, Bolívia e Colômbia. É o momento em que promoveremos a troca de experiências e vivências, além de colocar a leitura e a literatura como protagonista”, destaca.

Andréa Zílio destaca a importância do evento. “A Bienal é uma ação de grande importância para o Acre, pois fomenta a leitura, a cultura e a troca de conhecimentos. O governador Tião Viana zela por essa iniciativa e faz questão de consolidá-la em nosso estado”, diz.

A Fundação Elias Mansour (FEM), também faz parte do processo de idealização do evento. “A Bienal é um momento de integração, participação e envolvimento de crianças, jovens e adultos em torno do propósito de difundir a literatura e mostrar que ela ainda é importante para a sociedade”, diz a diretora-presidente, Karla Martins.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464