O governo do Estado, por meio das secretarias estadual e municipais de Saúde, realiza testes rápidos de doenças infectocontagiosas de forma gratuita nas unidades básicas de saúde da capital e do interior.
Para a realização dos testes, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima. É possível o interessado identificar se é portador do vírus HIV, hepatites B e C, e sífilis.
O Ministério da Saúde (MS) recebeu mais de 14 milhões de testes rápidos para serem distribuídos em todo o país. No Acre, são encaminhados mensalmente 10 mil testes rápidos para os 22 municípios, totalizando uma cobertura de 99% das unidades de saúde do estado.
“Toda e qualquer pessoa que queira realizar os testes pode fazê-los, sem nenhuma restrição. As gestantes que desejarem realizar mensalmente os testes também podem fazer, que não irāo interferir na gestação ou na saúde da mãe e do bebê”, informou Nelson Guedes, gerente-geral da área técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).