O governo do Estado e o 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC) iniciaram na manhã desta terça-feira a recuperação de 150 quilômetros de ramais em Brasileia e Epitaciolândia. O governador Tião Viana e o comandante do BEC, coronel Luís Henrique, estiveram no ramal da Estrada Velha, onde acompanharam o primeiro trabalho das máquinas na região.
O convênio de recuperação de ramais entre governo e Exército começou no ano passado. Com a retomada em 2016, será investido cerca de R$ 1 milhão, e as obras devem ser concluídas até o fim de outubro deste ano. Quase 40 homens e 12 máquinas pesadas do 7º BEC estão nas obras.
“Nós, do governo, temos a maior confiança no BEC na área de construção rodoviária. O pessoal está saindo agora de uma grande obra em Rondônia, e queremos aproveitar isso em áreas vinculadas à produção aqui, onde existem granjas de aves, criação de suínos e tanques de peixes, para que sejam asseguradas a comercialização e a renda dos trabalhadores do campo”, disse o governador Tião Viana.
O coronel Luís Henrique explica o roteiro das obras: “Faremos a recuperação das pistas, as áreas de drenagem, as laterais e sarjetas, a reconformação do terreno e o lançamento da piçarra, que será a cobertura final desses ramais”.
Todo o trabalho entre governo e Exército foi organizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), que é responsável, inclusive, pelo transporte dos insumos usados na recuperação.
O diretor do Deracre, Cristovam Moura, ressalta: “Temos uma região muito produtiva aqui no Alto Acre, e, devido ao escoamento, esses ramais sofrem uma degradação maior. O trabalho robusto feito pelo 7º BEC, com toda sua estrutura em parceria com o governo, vai permitir esse melhoramento”.