Com o intuito de oferecer curso teórico para obtenção da 1º Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para alunos da rede pública, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) lançaram nesta quarta-feira, 22, Programa Jovem Aprendiz no Trânsito.
O projeto faz parte do convênio entre os órgãos para proporcionar o curso técnico-teórico do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular, para alunos selecionados do ensino médio da rede pública.
“Nosso maior objetivo é dar oportunidade para esses alunos se educarem desde já, pois por meio da educação se gera a responsabilidade no trânsito”, ressalta o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.
“Além de educar, o curso facilita ao aluno o processo de habilitação, já que, quando ele completar a maioridade, só precisará fazer os exames e o curso prático, beneficiando jovens de baixa renda”, acrescenta.
A princípio, 100 alunos selecionados serão capacitados e educados, mas, ao longo do ano, mais três turmas terão acesso ao programa, totalizando 400 alcançados. A seleção é feita pela Secretaria de Educação, e entre os critérios de escolha estão a assiduidade, comportamento, nota e idade dos estudantes.