Como parte da programação da Semana Estadual sobre Drogas, Rodas de Conversa com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foram realizadas nesta segunda-feira, 27 no Centro Socioeducativo (CS) Acre, Mocinha Magalhães e Aquiry. Na terça-feira, 28, será realizado no CS Santa Juliana.
A atividade está sendo promovida pela Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A defensora pública, Aryne Cunha, destaca o objetivo da atividade. “Prevenir que os nossos jovens e as pessoas de uma forma geral venham ter problemas com o uso de drogas e também com o uso excessivo de álcool. Os que já estão envolvidos a gente vem trazer uma orientação jurídica e mostrar os caminhos que podem vim a seguir para poderem levar uma vida tranquila sem esses problemas”, afirma.
De uma forma bem descontraída os representantes das instituições públicas conversaram com os adolescentes sobre o uso e abuso de álcool e outras drogas e suas consequências.
No Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, o único feminino no estado, 28 internas participaram da roda de conversa. A adolescente V. D., de 16 anos, está há dois meses no centro e participa pela primeira vez de uma atividade como essa. “Para mim está sendo ótimo, isso ajuda bastante o adolescente a pensar melhor”, declara.