Com o intuito de promover a cadeia produtiva e a gastronomia do Acre, o governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/Acre) lançaram nesta terça-feira, 28, o concurso Sabores do Acre, que será realizado dentro da Expoacre 2016, entre os dias 23 e 31 de julho, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
A competição terá como objetivo eleger os quatro melhores pratos com a utilização da proteína animal de produção das indústrias Dom Porquito, Acreaves, Peixes da Amazônia e Cordeiros da Amazônia.
Paralelamente, serão eleitos os três cozinheiros que concorrerão na etapa estadual do prêmio Dólmã, considerado o Oscar da Gastronomia, além do representante acreano para a etapa nacional, que ocorre em outubro deste ano em Manaus, no Amazonas.
Somente os restaurantes que estarão servindo durante a Expoacre poderão participar. Os interessados poderão se inscrever a partir da próxima semana, quando o edital será liberado no portal oficial do governo e do Sebrae.
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, explica que a ocasião será a oportunidade para os pensionistas trabalharem com a proteína animal, além de se oferecer mais opções de alimentação aos visitantes.
“Faremos uma espécie de festival gastronômico com os mais de 50 restaurantes que estarão na Expoacre, no qual será fomentado o desenvolvimento de pratos regionais com produtos das nossas indústrias. Será bom para os estabelecimentos e também para o público, que terá uma alimentação diferenciada no evento”, diz.
Banca julgadora
A votação será por meio de um júri técnico composto por chefs de cozinha, jornalistas e especialistas em alimentação. O diferencial é que o público também dará sua opinião. Para isso, uma página será criada na rede social Facebook, pela qual os pratos mais curtidos ganharão pontos na contagem final.
“É um concurso interessante, pois o público também vai avaliar seu gosto e votar conforme preferir, além de ser uma forma de valorizar o turismo, a gastronomia, o comércio e o serviço desses restaurantes”, destaca a diretora-técnica do Sebrae, Sidia Gomes.
Os vencedores de cada categoria levarão um prêmio de R$ 1 mil, cada, e os restaurantes receberão uma placa de premiação.