A Caminhada da Paz, realizada em todas as cidades do Acre, encerrou-se na tarde desta quinta-feira, 30, a programação da Semana Estadual Sobre Drogas. A ação foi uma iniciativa do governo do Estado, realizada por meio da Vice-Governadoria e instituições parceiras que trabalham com ações de combate ao uso e tráfico das drogas.
Em Rio Branco, estudantes, secretários de Estado, representantes de entidades religiosas e simpatizantes da causa desfilaram pelas ruas da cidade fazendo ecoar o grito pela vida, pela paz – e de forma mais expressiva dizendo não às drogas.
“É muito bom contar com o apoio da sociedade civil organizada no combate às drogas. Essas caminhadas representam falarmos uns para os outros que a generosidade e a gentileza são positivas na educação das nossas crianças, dos nossos adolescentes. E dizer para eles que caminhamos juntos por uma sociedade melhor, na qual se celebra a paz e não as drogas”, destacou a vice-governadora Nazareth Araújo.
A vice-governadora citou como conquista da semana a criação, pela Universidade Federal do Acre (Ufac), do Fórum Permanente Sobre Drogas. “Esta caminhada foi um ato simbólico que teve como objetivo falar para a sociedade que essa luta é de todos nós. Não podemos permitir que as drogas vençam uma sociedade”, frisou Nazareth.
O estudante Janderson Santos relatou a importância da iniciativa: “As drogas representam um grave problema na vida de muitos jovens. Esses são momentos que nos permitem refletir sobre os malefícios que o uso da droga traz para nossas vidas. Hoje as drogas estão muito próximas e fáceis, e cabe a nós rejeitar usá-las”, contou.
Representando a Igreja Católica no Instituto Ecumênico Fé e Política, o padre Massimo Lombardi falou que a união entre as instituições no combate ao uso de drogas é de grande importância. “O combate às drogas e pelo fim da violência não pode e não deve parar”, alertou.
Sobre a semana
A Semana Estadual Sobre Drogas aconteceu em alusão ao dia 26 de junho, instituído como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, data em que se dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas.