O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, o maior evento de promoção do cooperativismo, foi realizado neste sábado, 2, no Acre e beneficiou milhares de pessoas na Cidade do Povo, em Rio Branco. A ação, promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e suas unidades estaduais, contou com a adesão de 26 estados.
A ação promoveu e estimulou a integração das ações voluntárias de colaboradores, familiares e cooperados, em um movimento de solidariedade cooperativista. Na oportunidade, os participantes desenvolvem diversas ações que comprovam o empenho cooperativista na promoção do desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.
A vice-governadora Nazareth Araújo destacou a importância de as políticas públicas de governo caminharem juntas com ações sociais como as que foram realizadas pelo Dia C.
“As pessoas se juntando a partir do cooperativismo vencem as dificuldades e dizem ao mundo que é possível fazer, que é possível empreender. É necessário que as pessoas entendam a necessidade da união em prol daquilo que é bom. As boas ideias se transformam em bons eventos, boas atitudes e na alegria das pessoas que mais precisam de ações como essas”, frisou Nazareth Araújo.
Representando a OCB nacional, Guilherme Gonçalves, contou que o Dia C ocorre em alusão ao Dia Mundial de Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho. Segundo ele, são ações de responsabilidade social conectadas com o sétimo princípio de cooperativismo: “que é o interesse pela comunidade e na oferta de ações voltadas ao social”, relatou.
Mais de 2,5 milhões de pessoas atendidas
Para este ano, a organização das cooperativas espera atender mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o país, com 1,2 mil cooperativas participando e 1,5 mil projetos distribuídos em 738 cidades.
De acordo com Emerson Gomes, superintendente do Sistema OCB/Acre, a grande importância do projeto é a apresentação da cultura da cooperação para a sociedade. “O objetivo é apresentar essa atividade socioeconômica para que ela seja conhecida pela comunidade. Estamos apresentando os projetos sociais que já são desenvolvidos pelas cooperativas e identificando novas oportunidade de inserção ao trabalho e renda”, disse.
Momentos de convivência
A Secretária de Estado de Habitação Janaina Dourado ressaltou que “esse foi um dia importante para a população que vive na Cidade do Povo, tendo em vista que puderam acessar os mais diversos serviços. É um momento que a população pode acessar serviços oferecidos pela administração pública e pela rede de cooperativismo”, observou.
Luciana de Oliveira, dona de casa, aproveitou para buscar atendimento em diversos serviços, entre eles, o teste de glicemia e aferição de pressão arterial. “Quem ganha com ações como essas é a população. São serviços que permitem a melhoria da qualidade vida de quem os procura”, afirmou.