Os gestores de todas as escolas públicas e particulares do Acre têm até 31 de agosto para entregar o Censo Escolar ao Ministério da Educação.
A primeira etapa da coleta de dados se iniciou no dia 27 de junho. O preenchimento e envio das informações é feito pela Internet por meio do site www.censobasico.inep.gov.br
Até lá, os gestores devem coletar informações detalhadas sobre as unidades de ensino, sobre os alunos e professores, além da quantidade de turmas de todas as etapas e modalidades de ensino da educação básica.
O Censo Escolar é realizado anualmente e faz o levantamento estatístico-educacional das escolas de todo o país.
Os dados levantados incluem desde a infraestrutura das escolas, passando pelas matrículas e funções dos docentes até o movimento e o rendimento escolares.
Todos esses dados ajudam a subsidiar e definir políticas públicas para a Educação, bem como a distribuição de recursos da União para os Estados e os municípios.
As informações são utilizadas ainda para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e servem como referência para o Plano Desenvolvimento da Educação (PDE).
Após o preenchimento dos dados pelos gestores, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência das informações. A partir daí, inicia a segunda etapa do Censo Escolar, que consiste na abertura, no sistema Educacenso, do módulo situação do aluno.
A portaria nº 286/2016 do Inep, com todas as informações e o cronograma completo do Censo Escolar, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 8 de junho.