Uma nova configuração no sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água II (ETA), nas proximidades da terceira ponte de Rio Branco, foi estabelecida nesta quarta-feira, 13, pela equipe técnica do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
No local, as quatro bombas em balsas flutuantes que auxiliam na captação de água tiveram o formato de distribuição alterado. “Modificamos a tubulação das bombas. Antes elas estavam interligadas em uma única rede; agora, enviam água para a ETA com uma canalização independente”, explica o superintendente do Depasa em Rio Branco, Miguel Félix.
Félix informa que essa adequação proporciona o reforço entre 150 e 200 litros de água por segundo no volume captado na ETA 2, que neste período de estiagem está produzindo 810 litros em média.
“Nosso objetivo é manter o fluxo de distribuição em torno de 900 litros por segundos. Esta ação fortalece a distribuição, porém, evitar o desperdício é fundamental, pois o nível do Rio Acre continua baixo”, relata.
A cada oscilação da lâmina de água do rio, os servidores do Depasa reorganizam as ações de fornecimento.
Eumar Batista, que há 12 anos atua como engenheiro mecânico na instituição, destaca o empenho das equipes de trabalho. “Nestes dias de estiagem, estamos nos dedicando ao máximo, para que não falte água à população”, declara.