O governo do Estado entregou na terça-feira,19, 18 armas não letais para reforçar as atividades da Polícia Militar do Alto Acre. O evento ocorreu no auditório da Escola Kairala José Kairala, no centro de Brasileia, região de fronteira com a Bolívia.
Participaram do evento o secretário de Segurança Emylson Farias, coronel PM Dantas, responsável pelo Comando de Policiamento Operacional (CPOII). Na oportunidade o governo do Estado ofereceu capacitação para policiais militares do 10º batalhão da Polícia Militar, para promover o uso adequado das Armas Choque Taser.
“Fizemos um compromisso com o povo de Brasileia, quando estivemos num evento recente. Na ocasião dissemos que iriamos melhorar o efetivo de policiais civis; trouxemos mais agentes, câmeras de videomonitoramento, seguido de capacitação. A consequência desse esforço é que realizamos grandes eventos com total segurança”, destacou Farias, referindo-se ao Carnavele 2016, Expolândia e a ExpoXapuri.
De acordo com o secretário as forças de segurança quase zeraram os roubos de caminhonete na faixa de fronteira. Farias também destacou o comando de controle de inteligência que frustrou um roubo praticado contra uma residência, que, possibilitou a prisão dos envolvidos e a consequente recuperação dos bens subtraídos das vítimas.
Emylson também realçou o empenho das agências federais no combate à criminalidade, especialmente as que se relacionam ao enfrentamento aos crimes transfronteiriços. Observou que o governo tem mantido uma política estreita de cooperação com a policia da Bolívia, no sentido de fortalecer as ações na área limítrofe dos dois países.