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Avança manutenção emergencial da BR-364 e Dnit prepara nova etapa da recuperação – Noticias do Acre
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Avança manutenção emergencial da BR-364 e Dnit prepara nova etapa da recuperação

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Entre Sena Madureira e Tarauacá está sendo feita a operação de tapa-buracos e de reciclagem do solo, para garantir a trafegabilidade (Foto: cedida)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) continua com os trabalhos de recuperação emergencial da BR-364 entre Sena Madureira e o Rio Liberdade, em Cruzeiro do Sul.

As ações estão sendo feitas desde o ano passado, quando o governador Tião Viana conseguiu a liberação de R$ 78 milhões, pelo governo federal, para a execução das obras.

A recuperação emergencial vem sendo executada nos 42 quilômetros mais críticos entre Tarauacá e o Rio Liberdade.

Para o restante da estrada, de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, o Dnit mantem boa trafegabilidade, com tapa-buraco e reciclagem do solo.

“Temos quatro frentes de ações na rodovia, correspondentes a Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Rio Liberdade, onde três empresas trabalham na recuperação desses trechos”, relata o supervisor do Dnit no Acre, Thiago Caetano.

Os trabalhos, apesar de emergenciais, garantem uma base para o trabalho posterior, de recuperação total da rodovia. Esta nova etapa, que já tem recursos de R$ 230 milhões garantidos junto ao governo federal, está em andamento. Após as duas audiências públicas realizadas na última semana, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, será aberto o processo licitatório e iniciadas as obras.

O Departamento de Estradas se Rodagem do Acre (Deracre) está acompanhando de perto o trabalho realizado. Cristovam Moura, diretor-presidente do Deracre, explica a grande mudança ocorrida nos projetos do Dnit: “No ano passado, conseguimos sensibilizar o Dnit para que os novos projetos da BR-364 tivessem a base do solo de macadame hidráulico utilizando pedras, o que garante mais resistência ao pavimento em uma região que tem tantas precipitações de chuva”.

Até 2015, o Dnit só permitia em seus projetos de rodovia que a base fosse feita com cimento, o que ficou comprovado ser impróprio para o solo da região, que é extremamente argiloso.


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