Foi lançado na noite deste sábado, 23, durante a abertura da Expoacre, o concurso gastronômico Sabores do Acre. O objetivo é promover a cadeia produtiva e a gastronomia acreana. Numa parceria entre o governo do Estado, a Agência de Negócios do Acre (Anac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/Acre), o concurso será realizado de 23 e 31 de julho, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
A primeira-dama, Marlúcia Cândida, participou da abertura e disse que para o governo é um sonho ver as indústrias de proteína animal consolidadas no Acre. “Nesse primeiro festival, juntamente com o Sebrae, a equipe do governo e as indústrias envolvidas depositam grandes expectativas. Estamos curiosos para conhecer os pratos e os resultados. Após isso, a próxima Expoacre terá esse festival dobrado”, afirma.
A competição tem como objetivo eleger os quatro melhores pratos com a utilização da proteína animal de produção das indústrias Dom Porquito, Acreaves, Peixes da Amazônia e Cordeiros da Amazônia. A diretora técnica do Sebrae, Sídia Gomes, destacou a importância do concurso. “Essa oportunidade de hoje faz história na Expoacre. É um concurso que a gente usa a proteína local a partir das indústrias. Nessa parceria com o governo conseguimos chegar aqui e lançar esse concurso”.
Banca julgadora
A votação será por meio de um júri técnico composto por chefs de cozinha, jornalistas e especialistas em alimentação. O diferencial é que o público também dará sua opinião. Para isso, uma página será criada na rede social Facebook, pela qual os pratos mais curtidos ganharão pontos na contagem final. Os vencedores de cada categoria levarão um prêmio de R$ 1 mil, cada, e os restaurantes receberão uma placa de premiação.