Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Secretaria de Educação discute criação de observatório – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Secretaria de Educação discute criação de observatório

Observatório tem o objetivo de articular soluções para os problemas de segurança vivenciados no ambiente escolar (Foto: Jorge Braun)
Observatório tem o objetivo de articular soluções para os problemas de segurança vivenciados no ambiente escolar (Foto: Jorge Braun)

Representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do projeto De Mãos Dadas com a Escola, reuniram-se na sexta-feira, 22, com diversos órgãos de segurança e assistência social do Acre, para discutir a minuta de criação do Observatório de Segurança Escolar e Articulação Interinstitucional e Comunitária.

Na reunião foram discutidos os sete artigos presentes no documento e a forma como será o trabalho diariamente.

O observatório tem como objetivo conhecer e articular a busca de soluções para os problemas de segurança vivenciados no ambiente escolar. É um órgão de caráter consultivo e deliberativo, formado pela SEE, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Polícia Militar do Acre (PMAC), em conjunto com várias instituições parceiras.

Entre elas estão o Tribunal de Justiça (TJAC), Ministério Público, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Saúde, secretarias municipais, Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Assessorias da Juventude Estadual e Municipais, Conselho Tutelar, Comunidades Religiosas, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Casa do Estudante Acreano.

De acordo com o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, o diferencial do Observatório é a junção dessas diferentes instituições governamentais e não governamentais, com o objetivo único de tentar melhorar a qualidade de vida das comunidades, começando pela escola.

“A ideia é estabelecer um local em que o foco seja a construção de uma comunidade de paz, tendo a escola como referência, como elemento irradiador dessa cultura, onde alunos, servidores e a comunidade, de forma geral, tenham acesso à escola para diferentes ações e atividades que tenham como objetivo o desenvolvimento humano”, destacou Brandão.

Para o coronel da Polícia Militar Ricardo dos Santos, o projeto vai permitir que diferentes órgãos atuem em conjunto para resolver a problemática da violência e da criminalidade no âmbito escolar.

“É uma forma de entender essas questões de vários ângulos e buscar soluções mais eficazes, ouvindo cada órgão e buscando a melhor solução para cada caso”, explicou o coronel.

A minuta será apresentada ao governador Tião Viana, para que seja instituída como decreto.

Para o pastor Afonso Geber, a escola precisa estar mais próxima da família, e o projeto vem justamente nesse sentido. “A família é a base de tudo, e contar com o apoio dela é fundamental para uma sociedade melhor”, frisa.

O promotor de justiça Francisco Maia destacou a contribuição de todos os parceiros para refrear o processo de aumento da violência nas imediações da escola. “Precisamos nos unir nessa luta, para que possamos manter nossos jovens longe da criminalidade e conscientes de seu papel na sociedade”, diz Maia.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464