Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Abertura da Semana Mundial de Amamentação é realizada em Rio Branco – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Abertura da Semana Mundial de Amamentação é realizada em Rio Branco

Marizete Pereira é doadora deleite materno e diz que se sente gratificada por ajudar outras crianças (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Marizete Pereira é doadora de leite materno e diz que se sente gratificada por ajudar outras crianças (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou nesta segunda-feira, 1, em mais de 170 países. Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo.

Apesar dos benefícios patentes do aleitamento materno, há ainda obstáculos diversos para sua disseminação. Uma prática cultural prejudicial está ligada às pressões explícitas e implícitas, que impõem que não se deve amamentar em público.

No Acre, o evento de abertura da semana foi realizado na praça interna da Maternidade Bárbara Heliodora, na tarde desta segunda-feira, 1, e contou com a presença dos colaboradores da maternidade, membros da Divisão de Saúde da Criança e da Central do Banco Estadual de Leite.

O evento tem como objetivo principal conscientizar toda a sociedade sobre a importância do aleitamento materno e esclarecer à população que as mulheres podem, sim, amamentar seus filhos em locais públicos, sejam nas praças, órgãos e instituições. E convidar as mulheres que estão gestantes ou amamentando a serem doadoras do Banco de Leite da maternidade.

“Todos podem ajudar de alguma forma a multiplicar essas informações e convidar as mamães a serem doadoras de leite. As mães que amamentam seus filhos e percebem que a mama continua cheia, podem doar o leite que sobra para o banco de leite, onde ele será processado para que possa chegar até o próximo bebê”, informou Ângela Lopes, técnica estadual de amamentação da Divisão de Saúde da Criança.

Hélio Pinto, coordenador do Banco de Leite Humano diz que mães doadoras são acompanhadas a cada 10 dias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Hélio diz que mães doadoras são acompanhadas a cada 10 dias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

As mulheres interessadas em doar de leite devem procurar a Maternidade Bárbara Heliodora, no setor do banco de leite ou então entrar em contato por meio do telefone: 0800-647-1060. Assim é possível ter acesso as informações necessárias sobre como ser doadora de leite.

Segundo Hélio Pinto, enfermeiro e coordenador do Banco de Leite Humano, as mães doadoras recebem um acompanhamento dos profissionais da saúde a cada 10 dias.

“O leite é armazenado para recolhermos e levarmos para a central de armazenamento e, em seguida, distribuir entre as mães que têm dificuldade de amamentar seus filhos”, informou Hélio.

Para a mãe e doadora, Marizete Pereira, poder realizar as doações de leite é muito gratificante pois não estará apenas contribuindo para o crescimento de seu filho, mas também de outras crianças que necessitam de ajuda.

“Estou tendo um bom acompanhamento dos profissionais aqui da maternidade, consigo amamentar meu filho e também realizo doação de leite para a central de armazenamento. Ação que me traz um sentimento gratificante, uma sensação boa, por saber que estou ajudando outras crianças”, relatou Marizete.

Benefícios da amamentação

  1. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade.
  1. Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês.
  1. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten.
  1. Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos.
  1. Previne a anemia.
  1. Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.
  1. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia.
  1. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.
  1. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia.
  1. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464