Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
No Acre, gestores do CE, SE e MG fazem intercâmbio na área de produção – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

No Acre, gestores do CE, SE e MG fazem intercâmbio na área de produção

Gestores e técnicos dos governos do Ceará, Sergipe, e Minas Gerais visitaram as indústrias Acreaves e Dom Porquito, em Brasileia (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Gestores e técnicos dos governos do Ceará, Sergipe, e Minas Gerais visitaram as indústrias Acreaves e Dom Porquito, em Brasileia (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A diversificação da base econômica é uma das principais apostas no governo Tião Viana. A implantação do modelo público-privado-comunitário (PPC), envolvendo empresários, governo e os pequenos, médios e grandes produtores rurais tem se consolidado referência para os demais estados brasileiros, que vêm ao Acre em busca da experiência.

Nesta semana, um grupo de gestores e técnicos dos governos do Ceará (CE), Sergipe (SE) e Minas Gerais (MG) chegaram ao Acre, para um intercâmbio na área de produção.

Após visitarem o Complexo Industrial de Piscicultura, o grupo se dirigiu à Brasileia, nesta quarta-feira, 17, para conhecer as indústrias Acreaves e Dom Porquito, de avicultura e suinocultura, respectivamente.

Conduzidos pelo secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, os técnicos foram recebidos pela diretoria da empresa Dom Porquito, que explicou o processo de abate, desossa e industrialização, além da participação societária e o envolvimento do pequeno, médio e do grande produtor nos negócios.

Atualmente, a empresa abate quase 200 animais por dia, e a partir de setembro inicia a exportação para Hong Kong e Bolívia.

Com uma capacidade de abate de até dois mil animais por dia, a indústria está dividida em unidades de abate, embutidos e a fábrica de subprodutos.

“Contabilizamos 650 empregos gerados podendo chegar até mil empregos diretos. O PPC nos trás resultados muito diferenciados. Ele nos ajuda a mudar o raciocino empresarial. É um exemplo de sucesso pra nós, e o sucesso do empreendimento está ligado a esse processo de parcerias”, conta o empresário Paulo Santoyo.

Mais de cem produtores estão envolvidos na Acreaves e cerca de 40, na Dom Porquito, que possui um projeto voltado para o envolvimento de mais de 200 produtores rurais.

“O Acre começa a exportar exemplos, capacidade de organização e a mexer profundamente na matriz da indústria e do setor produtivo. As pessoas vêm aqui pra conhecer com o objetivo de implantar modelos semelhantes em seus estados. Estamos na possibilidade de gerar um convênio entre esses governos para intercâmbios nessa área de transferência de conhecimento e tecnologia. Esperamos que em breve esse modelo seja abraçado por todo o Brasil”, afirma Machado.

Sibá falou da possibilidade de um convênio entre o Acre e os estados para intercâmbios na área de transferência de conhecimento e tecnologia (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Sibá falou da possibilidade de um convênio entre o Acre e os estados para intercâmbios na área de transferência de conhecimento e tecnologia (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Cooperação técnica entre os estados

AND_9121
Neivaldo Lima (MG), disse que o PPC do Acre é referência e os estados devem assinar um acordo de cooperação técnica (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Neivaldo Lima, disse que o PPC do Acre é referência, e os estados devem assinar, em breve, um acordo de cooperação técnica com o estado.

“Este momento é importantíssimo, para que nós possamos trocar experiências. O desenvolvimento da agricultura familiar é algo que estamos trabalhando. Vamos assinar um acordo de cooperação com o Acre para promover trocas e para que possamos adquirir essa experiência”, afirmou o gestor.

Já Eduardo Barbosa, superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), disse que a experiência é inovadora do ponto de vista da integração dos pequenos produtores, que garantem negócios mais rentáveis.

“Nosso objetivo é estudar o sistema, já que temos a perspectiva de montarmos um modelo semelhante no Ceará e no Piauí para a cultura do caju. Queremos conhecer para replicar a ideia”, conta Barbosa.

Para o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Sergipe, Jeferson Feitosa, a experiência do PPC será extremamente válida para os estados brasileiros.

“Aqui a gente vê uma perspectiva que pra muitos seria utopia, mas aqui no Acre é uma realidade. É essa experiência inovadora que nós queremos levar para outros estados. Vamos apresentar como nova possibilidade que vai atender quem mais precisa, o agricultor”, afirma.

 

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464