Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre realiza atividades do Dia Nacional do Campo Limpo – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre realiza atividades do Dia Nacional do Campo Limpo

Produtor rural entrega embalagem vazia de agrotóxicos durante coleta realiza na cidade de Sena Madureira (Foto: Leônidas Badaró)
Produtor rural entrega embalagem vazia de agrotóxicos durante coleta realiza na cidade de Sena Madureira (Foto: Leônidas Badaró)

Todos os anos, no dia 18 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Campo Limpo. A data é uma oportunidade para conscientizar e envolver a sociedade em atividades sobre a conservação do meio ambiente, por meio da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos.

No Acre, o dia não passou em branco.  O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) escolheu Sena Madureira para receber as atividades nesta quinta-feira.

A primeira ação foi a realização de mais uma coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.

Estrategicamente posicionada na entrada da cidade, a tenda do instituto recebeu centenas de embalagens dos produtores rurais que fizeram uso dos defensivos agrícolas na agricultura e nas pastagens para a criação de gado.

Por causa da possibilidade de riscos à saúde  da população, é proibida a reutilização das embalagens vazias para qualquer outro fim, e sua devolução é uma obrigação legal.

José Alves, morador do quilômetro 12 da BR-364, fez a entrega das embalagens usadas em sua propriedade rural. “Durante muito tempo, por falta de conhecimento, a gente usava esses frascos para alimentar os animais e outras coisas. Agora sei que é muito perigoso para  a saúde e devolvo as embalagens”, afirma.

Conscientização nas escolas

Crianças de escola rural de Sena Madureira participam de palestras promovida pelo Idaf no Dia Nacional do Campo Limpo (Foto: Leônidas Badaró)
Crianças de escola rural de Sena Madureira participam de palestras promovidas pelo Idaf no Dia Nacional do Campo Limpo (Foto: Leônidas Badaró)

Uma estratégia usada pelo Idaf para conscientizar os produtores sobre a forma correta do uso dos agrotóxicos e da necessidade de devolução das embalagens é levar a mensagem para dentro da casa do homem do campo.

Para isso, nada melhor do que usar como emissários os filhos de produtores rurais. Foi o que ocorreu na escola Laurita Alves, que fica a 16 quilômetros de Sena Madureira.

A instituição tem 120 alunos na faixa etária de 6 a 18 anos. Todos são filhos de agricultores e alguns já ajudam os pais no trabalho rural.

Técnicos do instituto ministraram palestras sobre o uso de equipamentos e todos os cuidados necessários para o uso dos agrotóxicos.

O recado foi compreendido. Raíssa da Silva tem apenas 8 anos, mas já sabe o que vai dizer em casa. “Agora eu vou falar para o meu pai que tem que usar uma roupa especial e tem que devolver a embalagem”, afirma.

Para Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf, esse tipo de ação entre os mais jovens é muito importante. “Nada surte mais efeito do que a educação. Nosso objetivo é de que esses estudantes sejam multiplicadores, para que tenhamos mais qualidade nos alimentos que chegam à nossa mesa.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464