Para assegurar que a gestão pública tenha quadro de servidores necessários à realização de suas ações nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura e outras, o governo do Estado promove concursos efetivos e provisórios, organizados pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA).
De acordo com Sawana Carvalho, secretária de Gestão Administrativa, de 2011 a 2016 o quadro de servidores tem apresentado crescimento.
Foram contratados mais de cinco mil servidores para atuar no serviço público. “A folha de pagamento registrou aumento de 37%, com contratações via concurso público”, observa a gestora.
Sawana Carvalho frisa que, além de atender a gestão estadual, há casos em que a SGA presta suporte à municipalidade, realizando concursos para áreas como Saúde e Educação.
“Há municípios que precisam do nosso suporte para contratação de professores de educação infantil e de agentes de Vigilância em Saúde, por exemplo. São ações prioritárias, não podemos deixar sem servidores”, comenta a secretária.
Dados da SGA apontam que atualmente o Acre dispõe de aproximadamente nove mil servidores efetivos, distribuídos em diversos setores, sendo as maiores folhas de pagamento as da Educação, Saúde e Segurança.
Novos concursos
A gestora revela que a SGA tem solicitação de novos certames feitos pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Socioeducativo (ISE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
Há ainda o concurso para perito criminal da Polícia Civil, em andamento, e nesta segunda-feira, 22, foi divulgado o resultado final dos certames para oficial do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e oficial da Polícia Militar (PM).