Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Parlamentar do AC defende beneficiários da Reforma Agrária no TCU – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Parlamentar do AC defende beneficiários da Reforma Agrária no TCU

O deputado federal Léo de Brito está em Brasília nesta terça-feira, 23, onde se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, e o ministro Augusto Sherman, relator do acórdão nº. 775/2016, que suspendeu a concessão de benefícios da reforma agrária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em todo o país, desde abril.

Com 25 mil famílias prejudicadas no Acre com a suspensão desses benefícios, o parlamentar, que preside a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, conseguiu a sensibilização do órgão de controle, que assegurou verificar a situação das famílias, que alegam não estar irregulares perante o Incra, mas pendentes de questões relacionadas à atualização cadastral.

Presidente do TCU, Aroldo Cedraz, irá reavaliar a situação das famílias acreanas, que alegam não estarem irregulares perante o Incra (Foto: Assessoria)
Presidente do TCU, Aroldo Cedraz, irá reavaliar a situação das famílias acreanas, que alegam não estar irregulares perante o Incra (Foto: Assessoria)

“Neste momento existe uma sensibilização para que parte dessas decisões seja revista, para permitir novamente o acesso dessa população aos benefícios. O presidente vai verificar a possibilidade de fazer com que essas famílias possam retomar os benefícios tão importantes para nossa economia e também para a preservação do meio ambiente nessas áreas”, destacou Léo de Brito.

Entenda o caso

Em abril deste ano, o TCU publicou o acórdão nº. 775/2016, que determinou por medida cautelar a suspensão da concessão de benefícios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) pelo Incra em todo o Brasil.

O órgão alega que há indícios de irregularidades relacionadas à concessão de lotes do PNRA aos assentados. Com a suspensão desses benefícios no Acre, quase 25 mil beneficiários da reforma agrária estão sendo prejudicados pela decisão.

Os extrativistas da Resex Chico Mendes, de Xapuri, procuraram, no início deste mês o governador Tião Viana para pedir ajuda para solucionar o caso, e explicar ao TCU que não se trata, em geral, de irregularidades, mas de questões relacionadas à atualização cadastral dos assentados, algo amplamente justificável.

Os produtores pedem que sejam separadas as duas situações – irregularidades e atualização cadastral –, para que as políticas como o crédito de habitação rural, o acesso ao Pronaf, o Bolsa Verde e a própria assistência técnica e extensão rural sejam retomadas.

Segundo o deputado, com esse bloqueio, estima-se que desde abril mais de R$ 70 milhões deixaram de circular na economia do Estado, devido à suspensão do Programa de Assistência Técnica Rural destinado aos assentados do PNRA.

Orientação inicial do TCU

A orientação inicial do TCU neste momento é de que os assentados procurem o Incra para provar que não estão irregulares. O secretário de Controle Externo de Agricultura e Meio Ambiente do Tribunal, Junnius Marques Arifa, que também participou da reunião, colocou-se à disposição da CFFC e de Léo de Brito, para resolver as demandas do Acre.

Para tanto, a comissão enviará, ainda este mês, solicitação de informações ao governo federal para solucionar definitivamente o caso.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464