Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Em Brasília, Tião Viana garante trafegabilidade da balsa sobre o Rio Madeira – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Em Brasília, Tião Viana garante trafegabilidade da balsa sobre o Rio Madeira

Tião Viana fez uma precisa demonstração da possibilidade do risco de isolamento do Acre pela grande estiagem que atinge a região Amazônica (Foto: cedida)
Tião Viana fez uma precisa demonstração da possibilidade do risco de isolamento do Acre pela grande estiagem que atinge a região Amazônica (Foto: cedida)

Em importantes agendas nesta quarta-feira, 24, em Brasília, o governador Tião Viana participou de uma extensa reunião no Ministério do Meio Ambiente, para tratar da trafegabilidade da balsa sobre o Rio Madeira que mantém a conexão do Acre com o restante do Brasil através da BR-364.

Participaram da reunião representantes de sete órgãos federais, entre eles o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério de Minas e Energia e Ministério das Relações Exteriores.

Tião Viana fez uma precisa demonstração da possibilidade do risco de isolamento do Acre pela grande estiagem que atinge a região Amazônica ocidental e que as consequências da não travessia também afetariam Rondônia, Peru e Bolívia, já que toda a região de fronteira utiliza serviços de transporte pela BR-364 e BR-317, que vai até os países vizinhos.

Durante a discussão, os órgãos federais chegaram a um consenso de que a medida emergencial para garantir a trafegabilidade da balsa durante o período de forte estiagem é o desassoreamento do Rio Madeira naquela região, trabalho que deve ser realizado pelo Dnit.

Já a médio porte, a solução apontada foi a de que a usina hidrelétrica de Jirau aumentasse o nível de sua barragem, passando a acumular mais água. Mas esta é uma decisão ainda em estudo, tendo em vista que há um acordo com o governo boliviano pelo nível da barragem de Jirau que precisa ser revisto devido à inédita situação de seca.

Presidente do STF

No encontro com o presidente do STF, Tião Viana agradeceu o apoio da instituição na área de segurança pública (Foto: assessoria STF)
No encontro com o presidente do STF, Tião Viana agradeceu o apoio da instituição na área de segurança pública (Foto: assessoria STF)

Ainda em Brasília, o governador Tião Viana, acompanhado do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque, reuniu-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Tião Viana agradeceu ao apoio do STF durante o período crítico da segurança pública no Acre nos últimos dias e aproveitou para pedir que Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tenha um olhar mais atento sobre o sistema prisional na região de fronteira, tendo em vista que a maioria dos reeducandos foi condenada por tráfico de drogas, um tema de responsabilidade da União, mas que não divide esse aspecto quanto ao sistema prisional.

Ministério da Integração

A última agenda do governador nesta quarta-feira foi junto ao Ministério do Planejamento. No encontro, foi tratado sobre o reconhecimento da situação de emergência que o Acre se encontra devido ao período de estiagem histórico, com a maior seca do Rio Acre já registrada.

Foram discutidas ações de apoio ao plano de abastecimento que já está sendo desenvolvido pelo governo do Estado e o reforço no compromisso da União com a situação.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464