Para iniciar os trabalhos de conscientização em alusão a setembro, mês mundial da doença de Alzheimer, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) realizou nesta quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, várias palestras sobre a Saúde do Idoso, com ênfase nas demências.
O evento foi promovido em parceria com a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre).
Participaram das palestras, realizadas no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), profissionais da Atenção Básica, enfermeiros, psicólogos, médicos e também estudantes da área da saúde.
De acordo com a presidente da ABRAz, Maria Leitão, o objetivo do evento é informar e instruir os profissionais sobre as demências e suas peculiaridades.
É uma capacitação que visa desassociar as demências de Alzheimer e capacitar o profissional para fazer o atendimento e encaminhamento corretos.
“Precisamos preparar os profissionais da atenção básica para que, quando um idoso chegar à unidade com queixa de esquecimento, deslocamento e desorientação parcial, ele saiba atender, acolher e encaminhá-lo”, destaca Maria Leitão.