Teve início nesta sexta-feira, 26, o segundo Hackathon universitário na União Educacional do Norte (Uninorte).
O evento é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Uninorte.
O Hackathon é uma maratona de programação que dura 24 horas. Cerca de 80 programadores, designers e demais profissionais ligados à área de desenvolvimento de softwares estão participando da competição.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, destacou o intuito do governo com esses eventos. “Nosso papel enquanto governo é incentivar e promover esse empreendedorismo jovem. Promover o conhecimento inicial para que esses jovens saiam com um projeto e continuem esse projeto”, afirmou.
Durante todo o evento as seis equipes que foram montadas vão receber as orientações dos facilitadores e dos nove mentos que estão acompanhando a maratona.
“A função do mentor é acompanhar as equipes, vê o que estão desenvolvendo e tentar ajudar ao máximo para que consigam entregar um produto bacana”, afirmou o desenvolvedor de sistema da IBM Brasil e um dos mentores do evento, Jhonny Costet.
Este é o segundo Hackathon universitário de 2016 – outras três edições ainda irão ocorrer este ano na Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao), na Faculdade Meta (Fameta) e no Instituto Federal do Acre (Ifac).
O coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Uninorte, Vander Nicacio, frisou a importância para a instituição desse tipo de evento.
“Como academia, a gente tem o compromisso de trazer para os alunos as condições para que eles conheçam o que é o mercado”, declarou.