Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Com ajuda do Proacre, produção destruída por enchente é recuperada – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Com ajuda do Proacre, produção destruída por enchente é recuperada

Produtor comemora a chegada de um barco na comunidade para facilitar o escoamento da produção (foto: Leônidas Badaró)
Produtor comemora a chegada de um barco à comunidade para facilitar o escoamento da produção (Foto: Leônidas Badaró)

Em 2015, os ribeirinhos no Acre passaram por momentos difíceis. A alagação histórica causou a perda da produção e danos estruturais estimados em R$ 30 milhões.

Mais de um ano depois, com o apoio do governo do Estado, eles começam a recuperar seus cultivos e equilibrar os prejuízos que tiveram.

Um bom exemplo vem da comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no Projeto de Assentamento Moreno Maia, em Rio Branco.

A região, que fica às margens do Rio Acre, foi uma das mais atingidas pela enchente do ano passado. Os produtores perderam a maior parte da produção.

Um alento para a comunidade são os investimentos do governo do Acre, em parceria com o Banco Mundial, por meio do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (Proacre/Proser).

Cerca de 30 famílias da localidade foram beneficiadas com um Plano de Desenvolvimento Comunitário.

São investimentos na implantação de roçados sustentáveis, mecanização agrícola, construção e reforma de casas de farinha, aquisição de materiais para a criação de galinhas e ajuda no escoamento da produção.

O produtor Francisco Barbosa conta que perdeu quase tudo que tinha. “Minha roça, a plantação de bananas, e os animais que eu criava morreram.”

Ele fala como os investimentos do programa o ajudaram após a alagação. “Quando eu não tinha nada para vender, a ajuda veio de uma despolpadeira, que recebi do programa. Para poder colocar comida na mesa da minha família, consegui fazer polpa de açaí, cajá e cupuaçu e vender na feira”, afirma.

Escoamento da produção

Barco de cinco toneladas foi um dos investimentos do Proacre na comunidade Nossa Senhora de Fátima (foto: Leônidas Badaró)
Barco de cinco toneladas foi um dos investimentos do Proacre na comunidade Nossa Senhora de Fátima (foto: Leônidas Badaró)

Um dos “xodós” da comunidade, adquirido com recursos do Proacre/Proser, é um barco, entregue recentemente, com capacidade de transporte de cinco toneladas.

O equipamento é extremamente importante para fazer com que os produtores possam fugir do atravessador e comercializar os produtos diretamente com os consumidores.

O barco leva até Rio Branco, em uma viagem que dura entre três e seis horas, a produção da comunidade – farinha e frutas, com destaque, nesta época do ano, para a melancia.

“É uma ajuda muito importante. Para um produtor sozinho fica difícil ter 14 mil reais para gastar em um barco. Com esta doação, toda a comunidade tem condições de levar seus produtos para vender na cidade”, explica o agricultor Nivandro Galvão.

O gestor da Seaprof, Lourival Marques, destaca a importância da parceria para os produtores rurais. “Esta é a nossa maior satisfação: saber que esses recursos estão sendo bem aplicados e chegando às comunidades que mais precisam.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464