Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Fotógrafo Sebastião Salgado concederá palestra na Ufac – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Fotógrafo Sebastião Salgado concederá palestra na Ufac

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Sebastião Salgado esteve no Acre em março deste ano para realizar trabalho com os povos indígenas Ashaninkas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O renomado fotógrafo Sebastião Salgado concederá a palestra “Sebastião Salgado – Uma História de Vida”, na quinta-feira, 22, a partir das 19h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). A oportunidade é uma realização do governo do Estado, gabinete do senador Jorge Viana e Ufac.

O evento é voltado para os sindicatos de fotógrafos, jornalistas, Instituto Acreano de Imagens, estudantes de Jornalismo e Artes Cênicas e a sociedade civil.

Salgado esteve no Acre em março deste ano, quando realizou um trabalho com os povos indígenas Ashaninkas do Rio Amônia, em Cruzeiro do Sul.

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Em reunião, os representantes dos órgãos responsáveis pelo evento fecharam os últimos detalhes (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Na mesma época, o fotógrafo se encontrou com o governador Tião Viana, o senador Jorge Viana e a equipe de governo para uma conversa, que girou em torno da viagem ao interior do estado e da formação política e social da Amazônia, com foco especial nos indígenas que habitam a floresta do Acre.

A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, destaca que nesta segunda visita, graças a articulação do senador, governador e reitor Minoru Kinpara, será uma conversa aberta a todos que tiverem interesse em ouvi-lo.

“Sebastião Salgado é um ícone da fotografia, e por meio de suas lentes, vimos muito do Brasil e de outros cantos do mundo. Esse, com certeza, será um momento maravilhoso dele com os profissionais do Acre, acadêmicos e todos que comparecerem”, diz.

De acordo com o assessor do senador Jorge Viana, Marcos Vinicius Neves, a vinda do fotógrafo ao Acre partiu, inicialmente, de convite do parlamentar. “Sabemos que Sebastião Salgado é um profissional renomado e seus trabalhos têm grande repercussão e importância mundo afora. Devido a isso, o senador não mediu esforços para que a vinda dele fosse possível”, ressalta.

Para o fotógrafo e presidente do Instituto Acreano de Imagens, Marcos Vicentti, esse é um momento único para os profissionais da imagem do Acre. “Será como uma aula participar essa palestra. Só de ouvir Sebastião Salgado aprendemos muito, pois é uma história de vida”, destaca.

Sobre Sebastião Ribeiro Salgado Júnior

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimorés (MG), em 1944. É doutor em economia e durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Já quando estava em uma viagem na África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café em Angola, decidiu tornar-se fotógrafo.

Enquanto estava em Paris, documentou perturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Realizou viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, onde documentou as condições de vida dos camponeses e dos índios, que se encontram no livro “Autres Ameriques”, de 1986.

Trabalhou por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, e registrando a devastação causada pela seca na década de 1980. Já entre 1986 e 1992, produziu a série “Trabalhadores”, em que documentou o trabalho manual e as árduas condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo. Em 1994, criou sua própria empresa: a Amazonas Imagens.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464