Com o objetivo de fortalecer e implementar as ações de promoção, prevenção, notificação, atenção integral e reabilitação em saúde do trabalhador, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza ao longo desta segunda-feira, 19, uma reunião de nivelamento da Política Nacional e Estadual de Saúde do Trabalhador no Estado.
O encontro reúne coordenadores e técnicos dos municípios do estado, responsáveis pela vigilância da saúde do trabalhador e vigilância epidemiológica. O evento é realizado na capital, no Hotel Best Western Plus.
De acordo com a coordenadora do Cerest, Disneide Lopes, em 2015 foi estabelecida uma meta de 86% de notificações, tendo sido alcançada. Este ano o objetivo é superar esse número.
“Esse nivelamento é fundamental para fomentar a informação entre os municípios, para alcançar as metas com relação ao número de notificações de doenças ou agravos relacionados ao trabalho”, destaca Disneide.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Mâncio Lima, Maria Irenilde da Silva, explica que, após a visita da coordenação estadual ao município, tiveram início as notificações de saúde do trabalhador. “Essa reunião é de fundamental importância, pois estamos iniciando a efetivação dos trabalhos com relação à saúde do trabalhador. Contamos com o apoio das outras áreas técnicas para realizar esse trabalho”, destaca Maria Irenilde
A programação segue nesta tarde, com atividades que debatem os transtornos mentais que possam ser causados pelo trabalho, câncer relacionado ao trabalho, acidente biológico, acidente grave e perda auditiva causados por ruídos, doenças adquiridas no trabalho como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT), entre outras.