Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Inquérito sorológico atesta qualidade de rebanho suíno do Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Inquérito sorológico atesta qualidade de rebanho suíno do Acre

A estimativa do Idaf é coletar o sangue de cerca de 1,3 mil animais em todas as regiões do estado (Foto: Leônidas Badaró)
Estimativa do Idaf é de coletar o sangue de cerca de 1,3 mil animais em todas as regiões do Estado (Foto: Leônidas Badaró)

Em maio deste ano, o Acre deu um grande passo para consolidar a criação de suínos como uma atividade produtiva importante para sua economia quando conseguiu, na França, o reconhecimento internacional como zona livre da peste suína clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Servidores do Idaf e produtor rural após a coleta de sangue de suínos em propriedade rural no município do Bujari (Foto: Leônidas Badaró)
Servidores do Idaf e produtor rural após a coleta de sangue de suínos em propriedade rural de Bujari (Foto: Leônidas Badaró)

O desafio do governo do estadual, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), é promover políticas públicas que mantenham o status, que é de suma importância para o desenvolvimento da suinocultura no Estado.

É o caso do inquérito sorológico que vem sendo realizado em todas as regiões do Acre, para atestar que o rebanho está livre da peste suína.

O trabalho tem por objetivo coletar o sangue de cerca de 1,3 mil animais acima de oito meses de idade – que são considerados adultos -, em 290 propriedades rurais, e enviar a um laboratório credenciado, que faz a análise do material.

“A peste suína é uma doença viral de alto contágio, já que os suínos se contaminam muito facilmente quando existe outro animal com a doença. E por ser de notificação obrigatória para a OIE, nós enviamos o resultado ao Ministério da Agricultura, que o repassa à Organização Mundial de Saúde Animal”, explica o  gerente do programa de sanidade suína do Idaf, Danilo Mazzo.

Estado possui mais de 70 mil suínos

‡Para fazer a coleta de alguns animais que pesam mais de 150 quilos é necessário o esforço de vários servidores do Idaf (Foto: Leônidas Badaró)
‡Para fazer a coleta de alguns animais que pesam mais de 150 quilos, é necessário o esforço de vários servidores do Idaf (Foto: Leônidas Badaró)

Segundo levantamento da defesa agropecuária, em todo o Estado existem suínos em 5,4 mil propriedades rurais, 42 granjas e uma unidade produtiva de leitões (UPL) em Brasileia. O rebanho suíno acreano é estimado em 73 mil animais.

Na manhã desta terça-feira, 21, servidores do Idaf realizaram a coleta do sangue de animais em propriedades de Bujari.

Uma delas fica no quilômetro 2 do Ramal Uberaba. Francisco de Assis Souza tem na criação de suínos uma das fontes de renda da família. “É um trabalho de grande importância que o Idaf está fazendo aqui na minha propriedade. Este acompanhamento faz com que a gente possa oferecer um alimento de qualidade para as pessoas”, destaca.

O Idaf estima que o trabalho de coleta de sangue no Estado ainda demore cerca de 40 dias.

“O Acre fez um grande investimento, em parceria com a iniciativa privada, na cadeia produtiva dos suínos no Estado. Nosso esforço é para que cada vez tenhamos um rebanho de qualidade, para que nossa carne suína continue alcançando novos mercados no Brasil e no exterior”, afirma Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464