A Polícia Civil, por meio do Grupo de Treinamento Policial (GTP), realizou na manhã desta segunda-feira, 10, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (CIEPS), a aula inaugural do Curso de Formação de Habilitação para Armas de Condutividade Elétrica, destinado a 60 alunos da instituição da capital e do interior
A capacitação tem como objetivo aprimorar as técnicas e procedimentos para aplicação desse instrumento de menor potencial ofensivo que estão previstos na lei número 13.060/14.
As armas foram adquiridas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, através da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron) e destinadas a atender agentes de polícia civil do Estado.
O curso terá duração de 32 horas e traz em sua grade disciplinar os seguintes quesitos: Posicionamento, ética policial, hierarquia, técnicas de imobilização, primeiros socorros, conhecimento sobre a estrutura do equipamento, além de uso diferenciado da força, organização e controle.
De acordo com o secretário de Estado de Polícia Civil, Carlos Flavio Portela Richard, os concludentes estarão aptos a fazer uso desse equipamento e comandar as próximas academias de polícia, cientes de que a missão cabe a um profissional que deve ter muita dedicação em fazer parte da instituição.
“Nosso objetivo é favorecer oportunidades de atualização, para que o agente se torne cada vez mais apto e capaz. Nosso papel é garantir a capacitação continuada, e com isso fornecer um atendimento de excelência à população e garantir a manutenção da segurança”, explicou o secretário.