Está aberto em todo o país o edital II Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra. O objetivo é selecionar projetos que buscam superar as desigualdades raciais e elevar os resultados educacionais da juventude negra na rede pública de ensino.
Podem concorrer ao certame escolas públicas de ensino médio e organizações sociais, legalmente formalizadas, com comprovada atuação na área da educação e superação das desigualdades raciais.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Baobá – Fundo para Equidade Racial até 30 de novembro.
Ao todo, 10 projetos serão selecionados e receberão apoio financeiro de até R$ 35 mil para o desenvolvimento da iniciativa, ao longo de 2017, em escolas públicas brasileiras.
O certame é uma realização do Fundo Baobá, do Instituto Unibanco e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que farão a seleção e o monitoramento da execução dos projetos aprovados.
No Acre, a iniciativa conta com a parceria da Coordenação de Educação para os Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (CEDHCD), da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
Desigualdade racial
De acordo com Izis Melo, coordenadora da CEDHCD, o edital foi criado para apoiar as iniciativas que propõem enfrentar de forma criativa as desigualdades raciais no ambiente escolar.
“Vários estudos mostram que há resultados educacionais significativamente piores entre os jovens negros quando comparados aos de brancos. Para reduzir essas desigualdades e melhorar a qualidade da educação da juventude negra, iniciativas como essas são criadas”, explica Izis.
Essa desigualdade é comprovada se analisarmos os dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o instituto, em 2010 a porcentagem de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio era de 55% entre os brancos e 41% entre os negros.
Entre os jovens de 18 e 19 anos, 47% dos brancos haviam concluído o ensino médio, enquanto somente 29% dos negros finalizaram essa etapa.
Edital
Mais informações sobre o certame podem ser encontrados no site do Baobá. Interessados podem também entrar em contato com a equipe da CEDHCD da SEE, por meio do e-mail da coordenação: coordenacaodh.see@gmail.com.