Buscando informar os condutores, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) inicia, na próxima segunda-feira, 21, abordagens com distribuição de material informativo para orientar sobre as principais mudanças da legislação de trânsito, em vigor desde o dia 1° de novembro.
A ação educativa iniciará em frente à sede do Detran, a partir das 7 horas, e em seguida, segue para o Centro de Rio Branco, na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Biblioteca Pública do Estado. Ao longo da semana será realizada em diversos locais de grande fluxo de pessoas e veículos.
“A intenção é de que todo cidadão saiba o que mudou e compreenda que as alterações na legislação são baseadas em estudos que indicam medidas para mais segurança no trânsito. É preciso que cada um decida todos os dias ter atitudes corretas nas vias, de modo que não cometam infrações que gerem perigo e multas”, explica o diretor-presidente do Detran, Pedro Longo.
No total, 28 artigos foram modificados, e seis novos, inseridos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que englobam desde o aumento no valor das multas, agravamento de várias infrações e extensão do tempo de suspensão do direito de dirigir, até outras regulamentações referentes ao excesso de carga, fiscalização de agentes de trânsito e penalidades para crimes envolvendo “rachas” – também chamados popularmente de “pega”, uma forma de corrida ilícita praticada em áreas urbanas, rurais ou rodovias com automóveis.
A atividade faz parte do projeto “Detran Amigo”, instituído no início de 2016, que prevê uma série de medidas para aproximar o Detran da comunidade, facilitando o atendimento e disseminando a informação.