Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Produtores bolivianos manifestam interesse em parceria com a Dom Porquito – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Produtores bolivianos manifestam interesse em parceria com a Dom Porquito

Dom Porquito já oferece mais de 80 produtos ao mercado entre cortes de carnes, temperados e embutidos (foto: Leônidas Badaró)
Dom Porquito já oferece mais de 80 produtos ao mercado, entre cortes de carnes, temperados e embutidos (foto: Gleilson Miranda/Secom)

Uma comitiva com representantes do governo e produtores da região do Departamento (Estado) de Pando, na Bolívia, participaram de uma reunião na quinta-feira, 25, no frigorífico Dom Porquito, em Brasileia.

Os bolivianos manifestaram, durante o encontro, o interesse de fazer parte do empreendimento que tem mudado a realidade do setor produtivo no Alto Acre e é fruto da parceria entre governo do Estado, iniciativa privada e produtores rurais.

A intenção é celebrar uma parceria para que os produtores de Pando possam receber os suínos, fazer o processo de engorda dos animais e devolvê-los para o abate no frigorífico.

Governador de Pando liderou comitiva boliviana que manifestou interesse em fazer parte da Dom Porquito (foto: Leônidas Badaró)
Governador de Pando liderou comitiva boliviana que manifestou interesse em fazer parte da Dom Porquito (Foto: Leônidas Badaró)

Um dos integrantes da comitiva boliviana foi o governador de Pando, Luis Adolfo Flores. “Eu creio que esta reunião é muito importante, porque resulta em uma possibilidade de parceria para que nossos produtores possam criar suínos. A partir deste primeiro encontro, vamos discutir a possibilidade, que também é interessante para a Dom Porquito, pois abre o mercado boliviano”, destaca.

Um dos principais desafios para a consolidação da parceria é a homologação de um protocolo sanitário que permita o trânsito dos animais entre Pando e Acre.

É preciso que, caso autorizada, a engorda de animais no país vizinho obedeça a todas as exigências sanitárias, como ocorre no Brasil.

Novas conversas envolvendo o Serviço de Sanidade Agropecuária da Bolívia, o Instituto de Defesa Agroflorestal do Acre (Idaf) e a superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária no estado (Mapa) devem ser marcadas nos próximos dias para discutir a parceria.

Zona livre de peste suína clássica

Outra parceria que desperta a atenção das autoridades é a possibilidade de o Acre ajudar a região do Pando a conseguir o status de zona livre da peste suína clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal. Em maio deste ano, o Acre recebeu em Paris, na França, o reconhecimento como zona livre de peste suína clássica. O certificado foi entregue pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“O Idaf está aqui para ajudar. Vamos repassar toda a nossa experiência de trabalho sorológico que fez com que conseguíssemos o reconhecimento internacional ”, afirma Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf.

Inaugurada em novembro de 2015, a Dom Porquito, entre cortes de carnes, temperados, embutidos e outros industrializados, oferece ao mercado mais de 80 produtos. Paulo Santoyo, diretor do frigorífico, afirma que o interesse dos bolivianos demonstra o sucesso do empreendimento. “A união do governo do Acre e do Ministério da Agricultura, que vem sendo fundamental para o empreendimento, faz com que não só atinjamos as metas de exportação de carnes, mas possamos pensar numa integração verdadeira aqui desta região de fronteira entre Brasil e Bolívia.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464