Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Reconhecimento ao apoio da comunicação marca o encerramento do Pachamama – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Reconhecimento ao apoio da comunicação marca o encerramento do Pachamama

Andréa Zílio representou A Secom e Fundac foram homenageadas durante a cerimônia de encerramento do Pachamama
Andréa Zílio recebeu a homenagem em nome da equipe de comunicação e reafirmou a parceria com o festival (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Durante a cerimônia de encerramento do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, realizada na noite de sábado, 26, no Cine Teatro Recreio, idealizadores e organizadores do evento homenagearam a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), como forma de reconhecimento pelo apoio ao longo das sete edições.

A gestora da pasta, Andréa Zílio, recebeu a placa simbólica em nome da equipe e reafirmou a parceria com o evento, colocando toda a estrutura de comunicação à disposição do segmento cultural.

“A Agência de Notícias do Acre, TV e Rádios Aldeia e Difusora Acreana estão sempre de portas abertas para contribuir no apoio e difusão desse e de outros eventos que promovem a cultura em nosso estado. Agradeço, também, ao governador Tião Viana, pois ele nos dá total liberdade para trabalharmos apoiando e incentivando os movimentos culturais”, destacou a secretária Andréa Zílio.

Moradores da Cidade do Povo prestigiaram uma das apresentações do Festival (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Moradores da Cidade do Povo prestigiaram uma das apresentações do Festival (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Pachamama foi promovido ao longo de oito dias, trazendo ao Acre diversas atividades voltadas ao cinema latino, como mostra de filmes, oficinas, palestras, mesas redondas e lançamento de livros, entre outros.

A edição 2016 foi possível graças a emenda parlamentar, feita há cerca de quatro anos, pela então deputada federal, Perpétua Almeida. Por se tratar de recurso, o valor tramitou por meio de uma entidade pública, por isso, a Fundação Elias Mansour (FEM), que representa o setor da esfera estadual da cultura, foi a gerenciadora do evento.

“Nós do governo do Estado cumprimos nossa função de ponte, executando uma emenda parlamentar, o que foi um desafio para nós. Esse é um momento especial, pois foi um evento de sucesso, que cumpriu seu dever de romper diversas fronteiras”, disse a diretora-presidente da FEM, Karla Martins.

O governador Tião Viana também esteve presente na cerimônia, e destacou a importância do Pachamama para o Acre, afirmando que se trata de um patrimônio cultural: “Vocês mostram caminhos diferentes, novas formas de pensar e sentir, por isso, dou minha gratidão a vocês, por estimularem e homenagearem esse ambiente amazônico. Que as fronteiras sejam sempre lembradas como cicatrizes históricas”.

Governador falou da importância da realização do Festival no Acre (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Governador falou da importância da realização do Festival no Acre (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Premiações

O grande vencedor da noite foi o filme Martírio, do diretor Vincent Carelli, que fala sobre a luta dos indígenas Guarani e Kaiowa. O evento premiou, ainda, produções na área de Cine Comunitário, curta-metragem e melhor filme, segundo a Universidade Federal do Acre (Ufac).

A cerimônia contou também com a presença de imigrantes da Gambia, República Dominicana, Haiti e Senegal, que foram convidados para prestigiar a última exibição do festival, o filme “Era o Hotel Cambridge”, que fala sobre a questão da imigração de países africanos.

Outros homenageados da noite foram a cantora Elke Maravilha, em memória, e o militante Abrahim Farhat, o Lhé.

Ao longo dos oito dias, foram mais de 70 filmes exibidos e mais de 20 convidados. O coordenador do festival, Sérgio de Carvalho, destacou o sucesso desta edição.

Três categorias foram premiadas pelo festival (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Três categorias foram premiadas pelo festival (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Percebi que o festival ocupou Rio Branco, e  fico muito feliz por isso. Fomos para o Teatro Barracão, para diversos bairros com o cinema itinerante, com apoio do grupo Nómadas. Tivemos também sessões lotadas ao longo de toda a semana aqui no Cine Teatro Recreio e na Filmoteca Acreana. Então, eu só tenho a agradecer por mais essa acolhida”, afirmou.

O evento contou com a realização do governo do Estado, por meio da FEM, da Saci Produções, Yaneramai Films e Ministério da Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e apoio da Mistika, Cineclubes Opiniões, Cinema das Ideias, Canal Brasil, Jornal Opinião, Best Western Pluss e Prefeitura de Rio Branco.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464