Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Viver Ciência Juruá supera expectativa e reúne sete mil pessoas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Viver Ciência Juruá supera expectativa e reúne sete mil pessoas

dsc_0559
Milhares de alunos prestigiaram a mostra em Cruzeiro do Sul (Foto: Mágila Campos/SEE)

A primeira edição da Viver Ciência Juruá, em Cruzeiro do Sul, superou a média de público esperada pelos organizadores. Sete mil pessoas passaram durante os dois dias de mostra, realizada no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac).

“Superamos nossas expectativas em relação à quantidade de pessoas que participaram ativamente da Viver Ciência no Juruá. Isso é bom. Esperamos que esta experiência vivida de forma pontual seja um elemento transformador na relação escola, professor e aluno, na construção do conhecimento”, destaca Marco Brandão, secretário de Estado de Educação e Esporte.

A Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação é o maior evento científico da educação básica do Acre. Realizada em Rio Branco desde 2015, este ano teve sua primeira edição no Vale do Juruá.

A coordenadora da mostra, Cleide Prudêncio, avalia como positivos os resultados: “Estávamos esperando de cinco a seis mil pessoas e fomos surpreendidos positivamente. O número é significativo e demonstra que, da capital ao interior, os acreanos estão envolvidos com a qualidade do ensino público acreano”, ressalta.

A Viver Ciência é um projeto do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), que visa valorizar o ensino público do Acre.

No Juruá contou com a participação de escolas públicas e particulares de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, além de instituições de ensino superior da região e entidades parceiras.

Parceiros

Abertura reuniu gestores e alunos no auditório da Ufac (Foto: Mágila Campos/SEE)
Abertura reuniu gestores e alunos no auditório da Ufac (Foto: Mágila Campos/SEE)

Para valorizar ações de pesquisas e inovações do ensino público acreano, 27 instituições atuantes no Acre se envolveram diretamente com a mostra, viabilizaram a parte logística e ainda expuseram atividades.

O Ifac por exemplo, além de ceder o espaço para a realização do evento, realizou a Semana de Matemática – e a Universidade Federal do Acre (Ufac) fez exposição de trabalhos científicos, produzidos pelos acadêmicos do campus de Cruzeiro do Sul.

Outro órgão responsável direto para o sucesso do evento foi o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre: “A ousadia de realizar a Mostra Viver Ciência também na região do Juruá, ampliando a quantidade de estudantes contemplados, demonstra o compromisso do governo do Estado, com o desenvolvimento da educação, pesquisas e tecnologias no Acre. Estamos orgulhosos de investir no ensino e ver os excelentes resultados”, destaca Daniel Zen, deputado estadual.

Atividades educacionais

Além das atividades dos parceiros a SEE e as escolas entraram com uma extensa programação. Teve apresentação de 20 projetos científicos, 24 oficinas e mais de 200 atividades artísticas no palco cultural.

Na parte educacional teve ainda minicursos, edições do papo jovem, experimentos de ciência do cotidiano, palestras, exposição científica e demonstração de robótica educacional.

“Estou encantada com este lugar, nunca tinha participado de nada parecido. Agora eu sei o quanto a ciência e a tecnologia são importantes para a educação. Vi muitos trabalhos interessantes e me empolguei para começar a pesquisar também”, conta Caroline Silva, estudante do 2º ano do ensino médio, da Escola Flodoardo Cabral.

Planetário

O planetário móvel foi outra novidade da mostra. Mais de dois mil visitantes conheceram de forma dinâmica e criativa o funcionamento do sistema solar, das constelações e dos planetas.

A pequena Letícia Magalhães saiu deslumbrada e revela: “É muito lindo, vi o céu e as estrelas brilhando, nem queria sair de lá. Da próxima vez que tiver, quero ir de novo.”

Produção regional

Outro destaque da feira foi a exposição e vendas dos produtos regionais, como farinha, biscoitos e óleos vegetais, fabricados pelos produtores da região do Vale do Juruá. As bajolas, meios de transporte dos ribeirinhos da região, também foram expostas no evento.

Viver Ciência Juruá

A mostra teve como tema Educação e Saberes Amazônicos, como forma de pluralizar, diversificar e mostrar os saberes e os conhecimentos regionais. Foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464