Um grupo de servidores do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) foi homenageado na quinta-feira, 1, pelo governador Tião Viana, em resposta aos seus esforços no projeto de regularização fundiária no Acre.
Recentemente, o governo alcançou a meta de 37,5 mil títulos definitivos entregues em todo o estado só durante a gestão do governador Tião Viana. Os investimentos até agora somaram mais de R$ 16 milhões.
“Esse é um programa que faz com que as pessoas sintam que começa uma nova etapa de suas vidas. Com o título, elas podem dizer que suas casas lhe pertencem, solicitar empréstimos, ajudar na construção civil e dar o direito à herança do bem. Somos o Estado que entregou mais títulos, proporcionalmente, em cinco anos. E agradecemos a todos que têm sido parceiros nesse programa”, disse Tião Viana na última entrega de títulos realizada nesta semana.
Jorge Souza, chefe da regularização de terras do Iteracre, conta que o alcance do trabalho é gigantesco e mudou a realidade de milhares de famílias.
“Você vê em todo o Acre o ganho na questão das propriedades. As pessoas têm procurado os bancos, reformado suas casas, ampliando e tendo agora uma segurança de que aquele imóvel é seu mesmo”, conta.
Outro ponto que ele destaca é a valorização. Hoje, no Acre, terrenos e propriedades sem regularização possuem um valor abaixo daqueles que estão regularizados, com um ganho entre 30 a 40%.
Até o fim do ano, a expectativa é de que o Iteracre entregue 40 mil títulos. Cada processo de regularização custa cerca de R$ 10 mil, mas, com o projeto do governo do Estado, a conquista tem custo zero.