Mexer com o potencial criador e sensível das pessoas para que consigam transpor o universo interior para o exercício profissional foi o objetivo da oficina promovida pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) na manhã desta quinta-feira, 15, no teatro de arena do Sesc, para os servidores da Humanização da Gestão.
A oficina foi ministrada pelo escritor e desenhista de oficinas de criatividade Mauro Rego, que tem experiências na área de gestão de programas sociais, incluindo elaboração de projetos socioeducacionais, desenvolvimento profissional, planejamento e controle, e pela odontóloga e sanitarista do Sesc Rio de Janeiro Valéria Rôças, que também trabalha na área de gestão.
“O princípio da nossa oficina é que se a gente vai tentar humanizar um serviço, um produto, humanizar toda uma conduta de processos, a gente tem quer humanizar primeiro a si próprio”, afirmou Rego.
Segundo o escritor, a forma utilizada para despertar a humanização é a arte, a criatividade, a ludicidade. São usados recursos como a poesia, às artes plásticas e expressão corporal para construir uma ponte entre o interior e o exterior do indivíduo.
O coordenador de Ensino, Christian Moraes, fez apontamentos sobre a oficina. “A oficina me trouxe muitos questionamentos, mas também paz em mostrar que estou no caminho certo e que não existe fórmula perfeita para ter um ambiente de trabalho humanizado”, frisou.
A oficina contou com cerca de 20 participantes que tiveram a oportunidade de trabalhar algumas vivências de criatividade e sensibilização. “Esse é um momento muito rico de pensar um pouco tudo aquilo que a gente já fez e o que podemos fazer mais e melhor”, declarou a diretora de Humanização, Elineide Meireles.