Para fechar o ciclo de investimentos no setor rural em 2016, o governador Tião Viana efetuou a entrega de quase 75 mil mudas de citros e sementes para Bujari, Sena Madureira e Manoel Urbano, nesta quinta-feira, 29.
O investimento faz parte dos R$ 10,7 milhões que o Estado investe na produção rural em cinco cidades, por meio do Fundo Amazônia. Foram pagos, ainda, quase R$ 160 mil em bônus de incentivo aos produtores.
O governador pontuou que, somando todo esse trabalho, já são mais de dois milhões de mudas entregues no Acre. “Temos que estar unidos na visão da produção. O setor rural é a resposta do crescimento de uma região como a nossa. Já recebemos mais de 100 milhões de reais em ajuda por não desmatar a terra. Quando estamos perto dos produtores, de mãos dadas, vamos vencendo”, afirmou o governador.
Participaram das agendas gestores das áreas de produção e infraestrutura, lideranças e membros das comunidades rurais, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Taumaturgo Neto, o deputado federal Léo de Brito e em Sena Madureira, o prefeito Mano Rufino.
Entre as mudas entregues, constam pés de acerola, laranja, limão, ponkan, abacaxi, graviola e açaí. Ao todo, 2.560 famílias já foram atendidas pelo programa nas cidades de Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá.
Além da entrega de mudas e sementes e do pagamento de bônus, os produtores recebem assistência técnica e a mecanização agrícola do solo.
“Hoje estamos celebrando as práticas agrícolas com a entrega das mudas e sementes, um dos programas mais importantes da Seaprof. São mais de 10 milhões em investimentos de Bujari a Tarauacá. É o governo promovendo a produção rural no Acre”, destacou o gestor.
Lideranças rurais agradecem ao governo
Representando o movimento das mulheres camponesas de Bujari, Geovana Nascimento agradeceu o governo pelo olhar diferenciado que mantém pela produção rural, mesmo num momento de crise em que o setor foi fortemente afetado.
“Mais uma vez Bujari é beneficiada com esse projeto. Nós agradecemos ao governo por esse olhar nesse momento de crise, em que há perdas para os produtores. É de extrema importância termos esse olhar do governo”, disse a representante.
O representante dos produtores rurais de Manoel Urbano, Obediedom Gomes, disse que o trabalho do governo é exemplar. “A gente precisa de ajuda, e tem o técnico que vai lá e ensina como faz. Eu, que tenho 30 vacas leiteiras e um plantio de banana, recebi esse apoio pra desenvolver meu trabalho, e o resultado vem sendo mais que benéfico para mim e para toda nossa comunidade”, disse.
Já Sirleide Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Sena Madureira, disse que o município viveu este ano a era da infraestrutura de ramais.
“Em nome dos produtores rurais, agradecemos pelos investimentos. Este foi um dos anos em que mais se abriram ramais no Acre. Isso é bom, pois facilita a ida e a vinda de nossos produtores e o escoamento da produção. Obrigada ao governo por contemplar o nosso município”, agradeceu a liderança.
Outros investimentos no setor produtivo
O deputado federal Léo de Brito destacou outros investimentos que favorecem a produção rural no estado, como é o caso da infraestrutura de ramais.
“A atual gestão federal extinguiu o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que tanto favorecia o desenvolvimento da agricultura familiar. Mas no Acre a gente vê uma nova classe média rural se estabelecendo. Este ano aprovamos um recurso de emenda para os ramais. São 140 milhões de reais em emenda impositiva de bancada para investir em ramais em 2017”, contou o parlamentar.
O prefeito Mano Rufino contou que em sua gestão recebeu apoio histórico do governo. “É com alegria que estamos aqui recebendo boas ações para o setor produtivo. Este é o governo que mais tem trabalhado para desenvolver a zona rural. Graças a ele, conseguimos ser a prefeitura que mais abriu ramal no Acre”, destacou Rufino.