Para que a população possa sair de casa com todas as informações necessárias para realizar o serviço que procura, a Organização das Centrais de Atendimento (OCA), ligada à Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), disponibiliza duas ferramentas tecnológicas: o Guia de Serviços Públicos e o Facebook.
Em funcionamento desde a inauguração da central, em 2010, o Guia de Serviço Público disponibiliza informações das 26 instituições que fazem parte da OCA, com uma linguagem simples e acessível a toda a população.
As informações são cedidas pelos órgãos, e uma equipe da OCA faz o trabalho de transformar essas informações em uma linguagem acessível. “Sentamos com o órgão para saber o que ele solicita do cidadão para realizar o serviço. Dentro desse processo, verificamos onde há excesso de burocracia”, afirmou Júnior Rodrigues, da Assessoria de Informação da OCA.
Outra ferramenta utilizada pela central é a rede social Facebook. O perfil da OCA foi criado, a princípio, com a intenção de divulgar ações de interesse da coletividade. Porém, a interação permitida por meio de mensagens possibilitou que o perfil da instituição se transformasse em outra ferramenta para sanar duvidas sobre os serviços.
O atendimento on line é feito exclusivamente no horário de funcionamento da central, das 8 às 16 horas.
“Depois do atendimento, nós direcionamos o cidadão para uma ferramenta criada especialmente para que ele avalie nosso atendimento”, informou Júnior Rodrigues.
A estudante Esteh Cruz, que fez uso do atendimento realizado pelo Facebook da OCA, elogiou a iniciativa. “A OCA, além de oferecer um atendimento presencial de qualidade, tem essa ferramenta de atendimento e esclarecimento de dúvidas via Facebook, que também é sem igual. A equipe está de parabéns”, declarou.