Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Diversificação da produção muda vida de produtores rurais em Rodrigues Alves – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Diversificação da produção muda vida de produtores rurais em Rodrigues Alves

A diversificação da produção é apontada como uma das principais alternativas para o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida de produtores rurais familiares.

Quando se aposta em uma única atividade produtiva, os pequenos produtores estão mais suscetíveis de enfrentar obstáculos que podem prejudicar a produção, como chuvas em excesso e estiagem prolongada ou variação de preço no mercado, por exemplo.

Já o produtor familiar que investe na diversificação de sua produção aumenta as opções de segurança alimentar e consegue obter renda decorrente das várias atividades.

De Rodrigues Alves, mais precisamente do Ramal da Mariana, vem um exemplo do quanto o investimento na diversificação da produção pode mudar a vida de quem tira da terra seu sustento.

Joel Costa e Maria Elenir, conhecida como Helena, estão há 22 anos na mesma propriedade. Algum tempo atrás, a família passava por dificuldades e pensava em se desfazer da terra e ir embora para a cidade.

A única atividade era o plantio de mandioca para a fabricação de farinha. Quando o preço caía na região, a renda do casal diminuía consideravelmente e a família passava por dificuldades.

“Com dor no coração eu pensava em vender tudo e ir embora. A gente não tinha conhecimento nem incentivo para produzir outra coisa que não fosse a farinha”, diz Joel.

Investimentos do governo mudam a vida do casal

Piscicultura é uma das atividades do casal (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Foi aí que chegou o apoio do governo do Estado, e a vida de Joel e Helena começou a mudar. O primeiro investimento foi na área de piscicultura. O casal teve a oportunidade de fazer um curso sobre a atividade. Além do conhecimento, foram construídos açudes na propriedade para que eles tivessem condições de começar a criar os primeiros peixes.

A piscicultura deu tão certo que se tornou uma das principais atividades produtivas do casal. Hoje há sete açudes, onde são criados pirarucu, pintado, tambaqui, matrinchã e pirapitinga.

A produção de pescado é vendida em Cruzeiro do Sul e municípios da região e atende também moradores de cerca de 10 comunidades vizinhas. “Muitas vezes eu nem preciso levar peixe para Cruzeiro do Sul. O pessoal aqui mesmo da comunidade compra a nossa produção. É uma renda muito importante para nossa família”, destaca Costa.

Animados com os resultado, eles não pararam mais de investir na diversificação da produção. Atualmente, além do peixe e da farinha, o casal vende goma, planta milho, mandioca, arroz e frutas, cria gado, produz açaí e buriti e comercializa ainda legumes e hortaliças produzidos nas hortas da propriedade.

Produtores também se dedicam à criação de ovelhas

Outra atividade produtiva que tem proporcionado uma considerável renda para o casal de produtores rurais é a criação de ovelhas.

Resultado do programa desenvolvido pelo governo do Estado desde o ano de 2012, que já distribuiu mais de cinco mil ovelhas, atingindo 390 famílias de 15 municípios do estado, Joel e Helena receberam 15 animais.

Rentabilidade do negócio é um dos pontos positivos apontados pela família (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A criação deu certo e até hoje já foram comercializadas mais de 200 ovelhas. “Como tenho uma área que reúne todas as condições para a criação das ovelhas, posso dizer que hoje tem sido mais rentável do que o boi e o peixe. Minha intenção é aumentar a quantidade de animais”, diz o produtor rural.

Com a produção diversificada, a vida da família só melhorou. O casal montou uma pequena mercearia, que vende um pouco de tudo para a comunidade e adquiriu uma camionete que ajuda no escoamento da produção.

A realidade hoje é bem diferente. Lembra do início da reportagem quando Joel afirmou que pensou várias vezes em vender a propriedade e ir embora para cidade?

Depois da parceira e dos investimentos do governo, quando é feita a mesma pergunta, a resposta vem na ponta da língua.

“Nem gosto de lembrar do quanto era difícil nossa vida aqui antes do apoio do governo. Hoje o meu maior orgulho é dizer que sou produtor rural. Que vivo do que a natureza me proporciona. Não troco minha propriedade por nenhum lugar do mundo”, afirma Costa.

Helena não esconde a felicidade ao falar de sua área de terra. “Aqui eu chamo de meu pequeno paraíso. Tenho muito orgulho do meu cantinho. Não tem como ficar triste neste lugar.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464