A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) realizou nesta quinta-feira, 19, o primeiro mutirão carcerário de 2017 na Unidade Penitenciária do Quinari (UPQ), localizada em Senador Guiomard. Com o objetivo de ofertar assistência jurídica aos detentos, a equipe da DPE/AC já está trabalhando há duas semanas com a realização do levantamento da situação carcerária e processual de todos os internos da UPQ.
“A ideia é revisar os processos de todos os internos para verificar efetivamente quem tem direito a algum beneficio, para que fique na unidade somente quem precise”, declarou o defensor-geral do Acre, Fernando Morais.
Com capacidade para 588 internos, a unidade do Quinari conta atualmente com 491 detentos, que serão atendidos pela equipe da DPE/AC em uma previsão de cinco dias. “Vamos atender o máximo que pudermos. Acredito que a gente consiga atender em torno de 100 detentos por dia”, afirmou o defensor-geral.
A entrega do relatório de acompanhamento de pena (RAP), um resumo do processo do interno, é um dos pontos destacados pelo diretor da UPQ, Arlenilson Cunha. “Vemos de forma muito positiva esse mutirão, porque todos os presos vão ser atendidos, e com certeza vai da celeridade às questões processuais”, frisou.
O mutirão carcerário da DPE/AC na UPQ continua na próxima quinta-feira, 26, para que todos os detentos possam ser atendidos.