Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Tião Viana visita Hospital do Câncer de Barretos e avança na implantação da unidade no AC – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Tião Viana visita Hospital do Câncer de Barretos e avança na implantação da unidade no AC

A implantação da primeira unidade de tratamento de Câncer de Barretos no Acre representa mais uma luta intensa do governador Tião Viana em prol da saúde acreana. Nesta quinta-feira, 26, o governador esteve em Barretos (SP), para uma visita à unidade e para avançar nos trâmites que viabilizam a implantação do hospital em Rio Branco. O método tem eficiência na redução de até 95% dos casos de câncer.

Tião Viana visitou o Hospital de Barretos e tratou da implantação da primeira unidade em Rio Branco (Foto: Cedida)

Tião Viana foi recebido pelo diretor do hospital, Henrique Prata. A agenda foi acompanhada, ainda, pelo secretário adjunto de Atenção à Saúde, Ráicri Barros, e por gestores da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Acre.

“Barretos é bem mais que um hospital para tratamento de câncer, é um conceito que envolve assistência, pesquisa, ensino e prevenção. O hospital tem interface com protocolos atuais de serviços avançadíssimos de diversos países. A relação interprofissional é guia. Existe uma preocupação real em conciliar atendimento e humanização”, pontuou o governador.

Tião Viana e equipe foram recebidos pelo diretor da unidade, Henrique Prata. A unidade tem eficiência na redução de até 95% dos casos de câncer (Foto: Cedida)

A implantação da unidade oncológica de Barretos no Acre é fruto de acordo entre o governo do Estado, a direção do hospital e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

No mês passado, o governo do Estado a efetivou a doação do terreno para a construção do hospital. Os serviços de terraplanagem devem avançar neste primeiro semestre e a previsão é de que a unidade entre em funcionamento já no início de 2018.

O governador tratou sobre a possibilidade de ampliação da unidade no Acre, para que na mesma área seja incluída uma ala de quimioterapia e radioterapia (Foto: Cedida)

“A gente vê essa unidade como uma grande evolução para o tratamento oncológico, sobretudo na questão da prevenção. Com toda a interveniência do MPT, da PGE e da Justiça do Trabalho, foi possível chegar ao consenso e garantir a publicação desse recurso de R$ 32 milhões, fora o que será garantido por parte do governo [R$ 22 milhões] no terreno para trazer a unidade para o Acre”, reiterou a vice-governadora Nazareth Araújo.

Ráicri Barros contou que a equipe conheceu todo o complexo e a parte de prevenção que será instalada no estado, além do setor de atendimento médico especializado, o hospital da criança e o instituto de capacitação.

“O governador avaliou, ainda, a possibilidade de ampliação para que, na mesma área, seja incluída uma ala de quimioterapia e radioterapia. Nós temos um recurso, que é do Unacon, para ampliação, e temos uma licitação para o acelerador linear destinado a esses serviços, inclusive de braquiterapia, para mulheres com câncer de colo de útero”, contou o gestor.

Eficiência na redução de até 95% dos casos de câncer

O método do Hospital de Barretos, que tem unidades também em outras cidades brasileiras como Juazeiro (BA) e Porto Velho (RO), é conhecido pela eficiência na redução de até 95% dos casos de cânceres que matam.

O diretor Henrique Prata conta que o hospital garante um tratamento avançado do câncer antes mesmo da progressão da doença. “Essa parceria só deu certo porque o governador, além de ser médico, é uma pessoa extremamente humanista e avançou nesse projeto que visa fazer com que as pessoas que necessitam fazer um tratamento a longo prazo façam-no de maneira dinâmica, revolucionária e moderna”, acrescentou.

A estrutura que o estado possui hoje ficaria para a parte de urgência e emergência e internação. O Acre então passa a ter uma unidade avançada de Barretos. As pequenas cirurgias seriam resolvidas na própria unidade do Estado, e as mais complexas, referenciadas para Rondônia ou naturalmente para Barretos, em casos mais graves.

A ideia é de que as pequenas cirurgias sejam resolvidas na própria unidade do Estado, e as mais complexas, referenciadas para Rondônia ou naturalmente para Barretos, em casos mais graves (Foto: Cedida)

Avanço em diagnóstico e tratamentos definitivos

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, mais de 90 mil mulheres precisam fazer tratamento de câncer em todo o estado, e a implantação da unidade oncológica garantirá mais efetividade nesses tratamentos.

“O governo conseguiu conciliar o acordo proposto pelo MPT e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para a implantação de uma unidade avançada em diagnóstico e tratamentos definitivos. Trata-se de uma experiência nova e bem-sucedida já proposta em alguns países e que o Acre também passa a contar”, destacou o gestor.

Outra novidade é que a parceria também conta com a parte de ensino e a possibilidade de promoção de mestrado e doutorado. O objetivo é de uma integração grande em relação ao hospital, uma proposta de reformulação que inclui um atendimento mais humanizado e focado no paciente – algo próximo do domicílio dele, num ambiente mais agradável, seguindo os protocolos do próprio Hospital de Barretos.

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464