A série acreana Crônicas de Oliver será destaque na grade nacional do Canal Brasil. Produzida pelos cineastas Ítalo Rocha, Marcelo Zuza, Loran Nery e Rodrigo Oliveira, a animação deve ir ao ar em abril deste ano.
O projeto foi lançado em Rio Branco no primeiro semestre de 2016 e pôde ser concretizado graças ao financiamento coletivo pela plataforma Catarse.me, conseguindo arrecadar quase R$ 11 mil. Inicialmente, foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Municipal.
Ao todo, são cinco episódios com 5 a 7 minutos, cada, que narram de forma simples a história do robô amarelo de olhos grandes. Oliver vivencia uma jornada com foco no poder da amizade e conhece de perto como o companheirismo pode influenciar positivamente nas suas rotinas e aventuras.
A exibição no canal nacional se deu por meio de mediação da Secretaria de Comunicação (Secom) e Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), que entrou em contato com demais redes públicas do Brasil para mostrar o produto.
“É um trabalho que faz parte da política de valorização do audiovisual do Acre. Com essa inserção em circuito nacional, a animação ganhará outros caminhos e poderá chegar em outros canais até mesmo em âmbito internacional”, afirma o diretor da Fundac, Alexandre Nunes.
Ítalo destaca que foi uma grata surpresa em ter seu produto exibido no Canal Brasil, e afirma que está em criação de um novo projeto: “Estamos na pré-produção de um spin-off referente à série, no qual deveremos lançar ainda neste ano”.
A história de Oliver
A série é feita em animação clássica e foi toda produzida em computador. A história se passa em uma época atemporal, em que se mistura passado e futuro. O conceito dos cenários e objetos buscam compor um visual futurista, em contraste com o aspecto retrô da técnica 2D.
Além da trilha sonora feita especialmente pra série, há também a participação de bandas acreanas como Ana e os Lobos com o tema de abertura, e Los Porongas, com a música de encerramento da animação.