A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) iniciou nesta semana a apresentação dos resultados do Sistema Estadual de Avaliação de Aprendizagem Escolar (Seape), nos municípios acreanos.
O trabalho começou por Senador Guiomard e Capixaba, na quarta-feira, 22. Nas demais localidades a apresentação será feita até o fim de março.
Os dois municípios receberam os resultados da avaliação em um evento realizado na Escola Estadual 15 de Junho, em Senador Guiomard.
A solenidade contou com a presença do secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, da diretora de ensino da SEE, Rúbia Cavalcante, do coordenador de ensino, Hudson Chaves, e de autoridades locais.
Na ocasião, os representantes das escolas receberam os resultados da avaliação de 2016 de cada escola e puderam conversar sobre os indicadores e as políticas educacionais que precisam ser melhoradas ou ampliadas para aperfeiçoar o ensino.
Seape
O Seape analisa a evolução da qualidade do ensino que está sendo ofertado nas escolas públicas. Os resultados mostram as habilidades dos alunos da educação básica nas áreas de língua portuguesa e matemática.
“Costumo dizer que o Seape mostra o que é a escola. Por isso é fundamental avaliar o resultado individual de cada uma, para então criarmos os mecanismos necessários para facilitar a aprendizagem dos estudantes”, explica o coordenador do núcleo da SEE em Senador Guiomard, Avany Brito.
Marco Brandão ressaltou que o sistema avalia a proficiência dos estudantes, escola por escola, em duas áreas do conhecimento, mas isso não pode se tornar um instrumento de disputa entre instituições.
“Não devemos criar comparações entre o desempenho de uma ou outra, porque cada escola tem características e realidades próprias. Obviamente os resultados serão diferentes. O que precisamos fazer é trabalhar integrados, com ações que ajudem a melhorar o desempenho dos estudantes de todas as instituições”, ressaltou.
Avaliação
O Seape avalia o desempenho anual dos alunos dos 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º do médio e indica se está no nível abaixo do básico, no básico, no adequado ou avançado.
Por essa razão, o coordenador do núcleo da SEE em Capixaba, Ocimar Pereira, destacou a importância de receber os dados no início do ano letivo.
“Ter em mãos o diagnóstico das escolas no início do ano é o primeiro passo para a melhoria do ensino, porque dá tempo de identificar os resultados negativos e trabalhá-los”, destacou.