Representantes da secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre se reuniram com a Junta Comercial do Acre (Juceac) para tratar sobre a finalização da fase de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Um dos objetivos da Redesim, que tem como base a lei 11.598, de 3 de dezembro de 2007 e está sendo implementada em nível nacional, é simplificar as relações entre os entes públicos e as empresas e também reduzir o tempo de registro e legalização de uma empresa no Brasil.
A abertura e/ou fechamento de uma empresa envolve diretamente treze órgãos e entidades, sendo os municípios parte de toda essa engrenagem.
A Rede deverá contar com um sistema de integração, facilitando a agilização do processo.
“Atualmente o cidadão tem que se deslocar a todos esses órgãos para registrar e licenciar a empresa, passando por cadastros e processos repetitivos, o que acarreta custo, burocracia excessiva e tempo. A integração dos órgãos e a criação da Rede vêm para mudar essa realidade”, disse Vilmar Boufleuer, gestor de tecnologia da informação da Juceac.