A Fundação Banco do Brasil divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira,14, o resultado final da primeira etapa do edital Ecoforte Extrativismo. Dos cinco estados que tiveram propostas aprovadas, Acre e Amazonas lideraram com o total de oito projetos selecionados para a próxima etapa.
A seleção pública 20046/007 visa o apoio a projetos voltados à estruturação de empreendimentos econômicos coletivos em unidades de conservação federais de uso sustentável no Bioma Amazônia.
Os recursos vão beneficiar famílias extrativistas, com foco nas etapas de produção, beneficiamento e comercialização de produtos que carregam o conceito de práticas sustentáveis.
Até o dia 3 de abril, os proponentes de projetos aprovados devem enviar a documentação da segunda etapa para a análise de regularidade fiscal.
A terceira e última etapa implicará na liberação do investimento de R$ 8 milhões, da Fundação Banco do Brasil e do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Cada proposta poderá ser financiada em até R$ 600 mil.
Uma das oito propostas do Acre aprovadas vai beneficiar a Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá na área de artesanato. A Coordenação do Artesanato Acreano, vinculada à Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), que acompanha e incentiva essa comunidade está confiante do êxito das próximas etapas.